Secretaria Municipal de Educação

12/04/2010 - Educação
Educação cria estratégia de incentivo à leitura
O projeto leva o nome de Floripa Letrada e quer democratizar livros, revistas e jornais.

Secretária Adjunta de Educação Profª. Sidneya G. de Oliveira fala sobre o Projeto Floripa Letrada

 

A Secretaria de Educação da Capital planeja várias ações para incentivar o hábito à leitura, criar novos leitores e divulgar escritores e músicos catarinenses.  A proposta leva o nome de “Floripa Letrada”, que será implantada ainda neste primeiro semestre.

 

Uma das idéias é disponibilizar gratuitamente nos terminais de ônibus livros, revistas e jornais para a população. O objetivo é que as pessoas leiam os materiais enquanto estiverem esperando o transporte coletivo, ou dentro do ônibus, durante o trajeto da viagem. Neste último caso, o usuário poderá levar as obras ou periódicos para casa ou deixá-los no próximo terminal. Conforme a Secretária Adjunta de Educação, Sidneya Gaspar de Oliveira, será feita uma campanha para arrecadação de livros relacionados a diversos gêneros literários, assim como para a doação de outros impressos. Em paralelo, haverá materiais à disposição do público em centros de saúde, Terminal Rodoviário Rita Maria, hospitais públicos.

 

Para possibilitar a criação de um ambiente cultural, outra estratégia da Secretaria de Educação é a instalação de outdoors e elaboração de pinturas, nos muros da cidade, de letras de músicas e poemas, destacando datas comemorativas. Além disso, serão promovidos saraus, conhecidos como encontros literários, e performances em lugares públicos envolvendo poetas e artistas do município.

 

Na arte de contadores de histórias serão formados professores, estudantes de   núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)  e participantes do Escola Aberta, que reúne nos finais de semana ou feriados a comunidade em determinado estabelecimento de ensino da prefeitura.

 

Focado também nas tecnologias educacionais, o projeto Floripa Letrada pretende abrir cursos e oficinas de inclusão digital para a comunidade, a exemplo de ferramentas de edição de texto, planilha eletrônica, blog e site.