Secretaria Municipal de Educação

13/04/2010 - Educação
Semana Municipal do Livro Infantil reúne escritores em debate
Diversos expoentes catarinenses confirmaram presença

 

A valorização da produção literária catarinense.

Este será o tema central do debate de quinta-feira (15/04), dentro da Semana Municipal do Livro Infantil, que ocorrerá nas dependências da Casa da Memória, a partir das 18h30. O setor está localizado à Rua Padre Miguelinho, 58, centro da Capital. O evento tem a promoção da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Franklin Cascaes, órgão cultural da cidade.

 

O ex-diretor da Editora da UFSC, Alcides Buss, integrará a mesa redonda. O escritor começou a carreira literária em 1970, com o livro o “Círculo Quadrado”. A partir de então, publicou mais vinte obras, sendo uma delas um estudo a respeito de Cobra Norato, do modernista Raul Bopp. Alcides Buss foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2000 com o livro “Cinza de Fênix e três elegias”. Com o selo da Cuca Fresca, em 2000 publicou o livro infantil “Pomar de palavras”. O escritor vai abordar no evento a inserção da literatura infantil catarinense no sistema educacional.

        

A professora de Literatura da UFSC e pesquisadora de literatura infantil e juvenil, Eliane Debus, é  autora de “Festaria de brincança- a leitura literária na educação infantil” e “Monteiro Lobato e o Leitor”. Debus vai discutir como a programação de formação de professores no ensino superior trata a literatura infanto-juvenil e qual o espaço dado aos autores catarinenses.

        

Marta Martins se concentrará no livro de qualidade oferecido às crianças. Professora de língua portuguesa e bibliotecária, é autora do livro “De mãos dadas”, uma homenagem à natureza, traduzido para o espanhol com o nome de “De la mano”. Ela é coordenadora editorial da Cuca Fresca, que tem como foco a educação ambiental, literatura infanto-juvenil, história regional e paradidáticos.

          

Ao lado dela estará Yeda Goulart, que é representante em Santa Catarina da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Yeda Goulart assina a antologia “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”. Ela vai falar a respeito da importância da literatura regional.

 

                 

O debate a respeito da valorização da produção literária catarinense terá ainda como convidados Adão Karaí Antunes, Maria de Lourdes Krieger e Eloí Elisabete Bocheco.