Secretaria Municipal de Educação

13/04/2010 - Educação
Autoridade internacional fala sobre Aprendizagem sistêmica
Florianópolis sediou evento antes da capital paulista, que receberá Spencer Kagan na quinta-feira.

foto/divulgação:

Kagan, psicólogo, psiquiatra e mestre em Educação

 

O americano Spencer Kagan, psicólogo, psiquiatra e mestre em Educação, esteve nesta terça-feira (13/04) em Florianópolis para falar para dirigentes da Secretaria Municipal de Educação da Capital e diretores de escolas sobre aprendizagem sistêmica. O método, criado por ele, já apresentou resultados excelentes em escolas dos Estados Unidos, com a melhoria de relacionamento em sala de aula e em notas mais altas.

 

Conforme Spencer Kagan, o seu método tem por objetivo, além de potencializar o aprendizado, “transformar a escola num espaço cooperativo, de troca de ideias e de conhecimentos, desenvolvendo entre os estudantes habilidades sociais e de relacionamento”. Pelo sistema do americano, os alunos são reunidos em grupos de quatro dentro da sala e são estimulados a interagir entre si em torno do tema estudado. Segundo Kagan, a abordagem pode ser utilizada em todas as disciplinas e com qualquer conteúdo.

 

Para a Secretária Adjunta de Educação de Florianópolis, “devemos sempre buscar novas formas de cativar as crianças, jovens e adultos”. Ela comenta que o aluno de hoje não é o mesmo do passado. “Todos precisam de algo novo para se sentirem incentivados a estudar”, comenta.

 

O método Kagan, de aprendizagem sistêmica, será apresentado também na cidade de São Paulo, na próxima quinta-feira (15/04).  Mais de 300 autoridades entre prefeitos e secretários de educação deverão comparecer ao evento, que ocorrerá no Teatro Renascence.


galeria de imagens