Secretaria Municipal de Educação

20/04/2010 - Educação
Projeto “Educando com a Horta Escolar” triplica número de unidades participantes em 2010
Iniciativa visa intervir na cultura alimentar e nutricional das crianças

foto/divulgação: DIOB

Planejamento do Trabalho

O projeto “Educando com a Horta Escolar”, desenvolvido em cinco unidades educativas no ano passado, irá ampliar o número de participantes em 2010. Trata-se da adesão de mais 12 unidades entre creches e núcleos de educação infantil, escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino da capital.

 

Com o objetivo de intervir na cultura alimentar e nutricional das crianças, por meio das hortas escolares, a iniciativa pretende ter a horta como instrumento pedagógico, onde os educadores possam vislumbrar esse espaço como um laboratório rico de possibilidades de ensino e aprendizagem às crianças.

 

Segundo a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, Sanlina Barreto Hulse, a horta propicia aos alunos “a construção de conhecimentos que lhes permitem preparar e consumir os alimentos de forma saudável e segura, contribuindo com a inserção de mais hortaliças na alimentação escolar e na vida familiar”.

 

Conforme o consultor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o nutricionista Juarez Calil, a idéia do “Educando com Horta Escolar” é de construir um laboratório vivo para a educação. “Não é criar uma horta no ambiente escolar e simplesmente fornecer alimentos para a escola. Mas procurar desenvolver e proporcionar uma discussão sobre os temas alimentação, meio ambiente e educação”, complementa.

Encontro

 

De 23 a 25 de março, a Secretaria de Educação de Florianópolis participou, em Natal (RN), do Encontro Nacional de Socialização do Projeto Educando com a Horta 2009.

 

O resgate ao cultivo da terra, o cuidado com o meio ambiente, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação entre professor, aluno, funcionário e comunidade foram alguns dos temas debatidos no encontro. As coordenadoras da SME também compartilharam as experiências adquiridas com o projeto no ano passado.

 

Entre 2005 e 2008, o projeto foi desenvolvido em 17 municípios brasileiros. Já no ano passado, foram 60 participantes, dos quais, 15 foram selecionados para apresentar a metodologia implantada nas unidades educativas.

 

O Projeto Horta Escolar é resultado de acordo entre a FAO e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e foi concebido pelo Ministério da Educação em maio de 2005.


galeria de imagens