Secretaria Municipal de Educação

26/04/2010 - Educação
Brincadeiras que ensinam a ler e a escrever
Projeto incentiva a curiosidade dos alunos em relação ao mundo das letras.

foto/divulgação: G.S.

NEI Praia dos Ingleses

 

No NEI Praia dos Ingleses, com um grupo de 4 a 6 anos, é  desenvolvido no período da tarde,  o projeto “Levando em consideração o letramento”. Um dos conceitos de letramento, para ensinar a ler e escrever, é abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura da oralidade e de ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais. O contato com o mundo letrado se dá muito antes das letras e vai além delas.

  

Ao chegar no Núcleo de Educação Infantil, as crianças vão lanchar, e, na sequência,  vão para a sala de aula. Neste momento é feita uma roda, quando os 25 pequenos ouvem a proposta da professora Maria Darilze sobre uma das  atividades, como a de fazer um desenho livre de uma história contada e representada pelas crianças. Uma das ficções  foi o clássico infantil a Branca de Neve e os Sete Anões. A professora Maria Darilze pediu para que todos recortassem de revistas as primeiras letras dos desenhos feitos,  como o B,    da personagem central Branca de Neve  e M , de madrasta e de maçã, para colarem no desenho. Uma outra atividade foi a pintura dos personagens para a produção de um livro com as imagens. A meta é “aguçar a curiosidade dos alunos em relação ao mundo das letras, de forma tranquila e espontânea”, aponta Maria Darilze.

 

Uma outra ação pró letramento acontece no início do ano letivo.  A professora digita e imprime num papel  o nome de cada um da turma.  A ideia  é que cada um reconheça o seu nome, desenhando-o, assim como o dos outros colegas. Desta forma, há associações de letras.

 

As saídas de estudos são fontes para o letramento também. No mês de março deste ano foi feito um roteiro diferente, por meio do Escola do Mar, quando as crianças foram visitar a Ilha de Anhatomirim no Município de Governador Celso Ramos, passando pelas praias de Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela com retorno à praia de Canasvieiras. Em sala de aula, a criançada retratou  imagens do trajeto percorrido e igualmente foi trabalhada a  palavra “Barco”. No final, houve a junção de letras e desenhos.

 

O banho de mar faz parte da realidade das crianças, uma vez que  o Núcleo de Educação Infantil fica a poucos metros da praia.  à beira-mar  são trabalhadas as brincadeiras com bola, baldinho de areia e a descontração, além de questões ecologicas como a preservação das praias e cuidados com o lixo. Mais tarde, tudo isso vira tema em sala de aula.

  

As crianças, mesmo não alfabetizadas, também  já fazem a leitura fácil de letras, símbolos e imagens de rótulos de embalagens trazidos para o NEI.  Neste estágio da aula, a professora Darilze aproveita para incentivá-los  para que  reconheçam o material de cada produto, que são fabricados com recursos da natureza, dando como exemplo o papel, que é extraído da madeira, e a garrafa pet, composta por plástico, e  cuja  a matéria prima é o petróleo. “O objetivo é retomar a questão do meio ambiente para  que  as crianças percebam a importância da reciclagem, fazendo a reflexão de que a fonte do planeta é esgotável, e portanto,  devemos fazer de tudo para cuidar deste nosso espaço”, finaliza Maria Darilze.

 

A pedagoga Maria Darilze é funcionária da rede municipal de ensino desde 1992. Atualmente faz especialização em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, na Faculdade Dom Bosco. No NEI Praia dos Ingleses tem como auxiliar de sala Kerlen Alves.


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