Secretaria Municipal de Educação

03/04/2019 - Educação
Prefeitura inicia investigação nutricional nas unidades educativas
Serão avaliados estudantes da educação infantil, fundamental e da EJA

foto/divulgação: arquivo sme

A próxima ação compreende na avaliação antropométrica, que consiste na checagem de peso e altura

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, através do Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE), deu início ao Projeto de Investigação Nutricional, junto aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

Na primeira etapa as nutricionistas da SME já fizeram o levantamento do número de estudantes e os grupos que serão trabalhados. Ocorreu também, uma reunião com a direção e a equipe pedagógica da unidade para apresentação do projeto. 

 

A próxima ação compreende na avaliação antropométrica, que consiste na checagem de peso e altura. A iniciativa pretende identificar o estado nutricional dos matriculados. Nos núcleos de educação infantil municipal  Jardim Atlântico e Rosa Maria Pires as visitas estão marcadas para esta quinta-feira ( 4 de abril) , no período vespertino.

 

A iniciativa

Serão avaliados, por amostragem, estudantes da Educação Infantil, Fundamental, com foco nos projetos de Educação Integral, e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Ao todo serão 3.252 estudantes  avaliados até junho. Em julho, estes dados serão tabulados e verificados os indicadores de estado nutricional: magreza acentuada, magreza, eutrofia (peso adequado), sobrepeso e obesidade. 

 

Após esse primeiro diagnóstico, o projeto prevê a realização de inquéritos alimentares junto aos estudantes e familiares, com o objetivo de identificar as especificidades, práticas alimentares e estilo de vida dessas famílias.

 

“Pretende-se traçar o perfil nutricional dos educandos, com a implementação de ações específicas, buscando parcerias com diferentes órgãos e profissionais com intuito de traçar as melhores formas de intervenção e promoção da saúde", explica o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

   

Projeto de Investigação Nutricional

Quando: 04/04 (quinta-feira)

Onde: Neim Jardim Atlântico – Jardim Atlântico / Neim Rosa Maria Pires – Agronômica

Período: Vespertino

 


galeria de imagens