Secretaria Municipal de Educação

06/09/2019 - Educação
Consumo consciente do lanche escolar é tema de trabalho em escola
Crianças orientaram colegas sobre o desperdício de alimentos e fizeram a separação dos resíduos sólidos e líquidos

foto/divulgação: Arquivo SME

Foi possível ampliar os conhecimentos dos alunos de forma interdisciplinar e trabalhar de forma coletiva

Os estudantes do 3º ano da Escola Básica Municipal de Florianópolis Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, participam de um projeto de conscientização contra o desperdício da alimentação escolar da unidade.

 

A auxiliar de ensino Cristiane Ramos Abud e a professora Olga Rotenski desenvolveram a ideia, e dentre as atividades produzidas no mês de agosto estão: escolha de estudantes para monitorarem a hora do lanche e orientarem os colegas sobre o desperdício de alimentos e a separação dos restos em sólido e líquido; coleta e pesagem dos resíduos; produção de gráficos comparativos das comidas e bebidas desperdiçadas e confecção de cartazes com mensagens de conscientização sobre a importância da alimentação escolar e o consumo consciente.

 

As duas afirmam que o trabalho foi significativo para que os estudantes pudessem observar, compreender e refletir sobre o quanto a alimentação que eles recebem na escola é um potente instrumento de aprendizagem.

“Foi possível ampliar os conhecimentos dos alunos de forma interdisciplinar e trabalhar de forma coletiva”, complementa Cristiane. 

 

Os cartazes produzidos no projeto foram expostos no refeitório da escola, para serem visualizados pelos estudantes durante o recreio.

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, enfatiza que trabalhos como estes têm o poder de transformar a rotina de toda a unidade educativa, de forma a conscientizar os estudantes a longo prazo.


galeria de imagens