Secretaria Municipal de Educação

05/12/2019 - Educação
PMF lança portaria para matrículas na Escola do Futuro
Unidade da Tapera estará pronta para ano letivo de 2020

foto/divulgação: Arquivo SME

As matrículas terão início em Janeiro de 2020,

A Secretaria Municipal de Educação da Capital lançou a portaria nº 547/2019, que normatiza o processo de matrículas para a Escola Básica Municipal Tapera para o ano letivo de 2020. O ato faz parte do Superdezembro da Prefeitura de Florianópolis, com ações e inaugurações diárias durante este mês.
  
Chamada de Escola do Futuro, a unidade terá educação em tempo integral, das 8h às 17h, para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
 
Para os anos finais, do 6º ao 9º ano, o atendimento será parcial, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O estabelecimento de ensino também contará com um polo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no período noturno. 
 
As matrículas terão início em Janeiro de 2020, e serão separadas em três critérios  por prioridade. De 20 a 24 de janeiro, poderão se matricular estudantes que já são da rede municipal de ensino e residem na Tapera. O período de 27 a 31 de janeiro é para pessoas que moram no bairro, mas não estudam em escolas da Prefeitura de Florianópolis. De 3 a 7 de fevereiro, quem quiser poderá efetuar a inscrição, conforme as vagas restantes.
  
O processo de matrículas para ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos, será feito em duas etapas. A primeira, online, no site da Prefeitura, e a segunda de forma presencial na unidade. 
 
Proposta de ensino inovadora
 
Na Escola do Futuro, os estudantes terão acesso ao ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Esta última linguagem refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.
 
Além da proposta curricular da rede municipal de ensino, também serão oferecidos projetos voltados para áreas específicas, como Clube de Esportes, Clube do Empreendedor, Clube de Ciências e Robótica, entre outros.
 
Como realizar a matrícula
 
1ª Etapa – Online
 
• Estudantes que residem no bairro e são matriculados na rede municipal de ensino: das 10h do dia 20/1 até as 12h do dia 24/1.
• Estudantes que residem no bairro, mas não estão matriculados na rede municipal de ensino: das 10h do dia 27/1 até as 12h do dia 31/1.
• Estudantes de outras regiões que queiram se matricular para as vagas restantes: das 10h do dia 3/2 até as 12h do dia 7/2.  
2ª Etapa – Apresentação de documentos na EBM Tapera
• O período de apresentação da documentação exigida será sempre até as 16h do último dia de cada processo.