Secretaria Municipal de Educação

23/06/2021 - Educação
Escola Maria Tomázia Coelho participa de Mostra de Cinema de Ouro Preto
Professor Luiz de Vasconcellos Ferreira irá falar sobre a produção da unidade educativa que entre os temas aborda sustentabilidade, consumo e diversidade cultural

foto/divulgação: Arquivo SME

Professor Luiz de Vasconcellos Ferreira e estudantes editando filmes - ANTES DA PANDEMIA

O Núcleo de Cinema MTC, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho, no bairro do Santinho, foi selecionado para participar da 16ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, Minas Gerais.

 

 

 

A apresentação ocorrerá às 14 horas desta sexta-feira (25). O MTC tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção e exibição de audiovisuais.

 

 

 

Realizado no formato online (https://cineop.com.br/), o evento começou nesta quarta-feira.

 

 

 

O professor de Geografia e coordenador do MTC, Luiz de Vasconcellos Ferreira, participará da mesa “Cinema e Educação”. Fará uma apresentação a respeito da proposta de produção do Núcleo com foco em uma educação midiática e informacional crítica.

 

 

 

“Com tecnologias digitais de comunicação, promovemos uma experiência de trabalhar com as mídias, através das mídias e para as mídias”, pontua.

 

 

 

A produção de audiovisuais no ensino fundamental é um recurso pedagógico poderoso.  Possui um vasto potencial educacional, enfatiza o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. “Por esse mecanismo, os estudantes podem desenvolver o pensamento crítico, acionar diferentes capacidades e aprender a trabalhar em grupo”, alerta.

 

 

 

A maioria das crianças e jovens sabe operar um celular, uma câmera fotográfica digital ou um computador.  “Compete a nós, professores, darmos sentido pedagógico a esse uso e a produção de audiovisuais entra como uma nova linguagem e uma forma de compreender e representar o mundo em que vivemos, podendo servir até mesmo para ampliar a inclusão dos mais diversos estudantes às atividades escolares”, esclarece Luiz de Vasconcelos.

 

 

 

Pioneira desde sua criação (2006) a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto- é uma oportunidade de desfrutar de uma programação de qualidade e de vanguarda.

 

 

 

A programação prevê exibições de filmes em pré-estreias e mostras temáticas, homenagens, realização do 16o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XIII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, oficinas, masterclasses, sessões cine-escola, Mostrinha, Mostra Valores, exposição, performance audiovisual e shows.

 

 

 

Detalhes da programação podem ser acessados no site do evento em https://cineop.com.br/programacao-completa/

 

 

 

Alguns filmes produzidos pelo Núcleo de Cinema

 

 

VAI TER PEIXE AMANHÃ? (2014 - 00:08:50)

 

https://www.youtube.com/watch?v=AZLR8NHMhZo

Com o título de “Vai ter peixe amanhã?”, alunos da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, foram conhecer e compreender um pouco mais sobre sustentabilidade pesqueira. Filmado em Florianópolis e Itajaí em 2013 e 2014, tendo como pano de fundo a pesca da Tainha, o documentário de curta-metragem apresenta entrevistas com pescadores artesanais, poder público e empresários que apresentam sua visão sobre sustentabilidade pesqueira. Professor Luiz de Vasconcellos Ferreira.

 

 

 

JORNAL DO CONSUMO (2015 - 00:03:40)

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ug9lY6Hjiow

Jornal do Consumo é um telejornal cujo principal objetivo é debater temas relativos ao consumo. Nesta matéria a investigação é sobre a influência da TV no consumo. Professora Cláudia da Natividade Vieira.

 

 

 

O MUNDO (2018 – 00:03:17)

 

https://www.youtube.com/watch?v=XyUNEbCWWGc

O curta-metragem produzido por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental utiliza o stop motion para abordar a diversidade cultural do mundo. Professor Eloísio Lopes Felipe

 

 

 

EM TERRA DE CHAPINHA... (2018 – 00:04:29)

 

https://www.youtube.com/watch?v=IAqS4YTTDTw

Uma história sobre empoderamento. Entre sprays, looks, batons e muito amor, crianças e adolescentes reforçam a beleza negra, elevando a auto-estima. O filme mostra os bastidores do dia em que os estudantes participaram de rodas de conversa, relataram suas experiências e desfrutaram de uma atenção especial com profissionais da moda, maquiagem e fotografia. Professora Ednéia Patrícia Dias.

 

 

 

A JORNADA FINAL (2019 – 00:02:11)

 

https://www.youtube.com/watch?v=wabqb_f3VUo

Uaiti era um rapaz solitário que, de repente, começa a sentir que a vida poderia ser mais colorida. Decide então sair em busca de novas aventuras e nessa jornada conhece amigos que irão mudar sua vida para sempre. "A Jornada" fala sobre diferenças, mudanças e companheirismo. Um filme sensível produzido a partir das vivências de quatro alunos autistas que fazem parte do processo de Educação Inclusiva e que frequentam o atendimento educacional especializado da Sala Multimeios. Professoras Juliana Evangelista da Silveira e Adriana Nicoloso.


galeria de imagens