Secretaria Municipal de Educação

05/04/2023 - Educação
Rede municipal de ensino de Florianópolis capacita estudantes e professores para uma escola mais segura
Há uma série de projetos dentro da Coordenadora de Prevenção da Secretaria de Educação

foto/divulgação: Arquibo SME

O projeto Plano de Abandono Escolar vislumbra a preparação de todos para atuar numa situação em que haja a necessidade de saída emergencial da escola ou creche.

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), possui a Coordenadoria de Prevenção. O objetivo principal é capacitar estudantes e professores para que saibam agir em situações de risco. A Divisão realiza diversos projetos, entre os quais, Plano de Abandono Escolar, Bombeiro Mirim, Escola Segura e Vigilante Mirim. 

 

O projeto Plano de Abandono Escolar vislumbra a preparação de todos para atuar numa situação em que haja a necessidade de saída emergencial da escola ou creche. O planejamento contempla uma série de funções específicas para as quais os servidores são designados pela direção da unidade escolar.  

 

Nos treinamentos e simulados, a Secretaria de Educação conta com a presença de viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal.  Inclusive toda comunidade escolar foi treinada para auxiliar pessoas da comunidade surda, sinalizando a esse público com a Língua Brasileira de Sinais. 

 

A eficiência de um abandono de edificação é fator tão importante que, muitas vezes, acaba por salvar vidas humanas, assinala o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira. 

“Nossa preocupação não se resume apenas a situações de abandono em grandes sinistros, mas nas diversas situações emergenciais do cotidiano da escola”, complementa Charles Schnorr, coordenador de Prevenção da SME. 

 

O Bombeiro Mirim é viabilizado em parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Catarina. As crianças aprendem  noções de prevenção, atendimento de primeiros socorros e como lidarem em  riscos de incêndios, perigo em atividades no meio aquático, em altura e nas regiões rurais e urbanas.

 

O Escola Segura é projeto desenvolvido nas unidades, unindo a conscientização dos adultos sobre os riscos de possíveis ameaças externas, como a de criminosos, incêndios, animais e mudanças climáticas.  Pelo projeto é analisado o cenário especifico de cada comunidade escolar para respostas a tais sinistros e ameaças locais, entre eles, o abandono ou permanência segura da edificação até a chegada dos profissionais de segurança, assistência, saúde ou resgate.



O Vigilante Mirim ganhou dimensões estruturais de prevenção de acidentes e primeiros socorros.Inicialmente, o projeto era direcionado apenas para informações e as medidas que deviam ser tomadas contra o agente transmissor de doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. 

 

O Defesa Civil nas Escolas é uma parceria com as defesas civis do município e do estado, dando ênfase à ocorrência de eventos adversos, como tornados, chuvas intensas e granizo. É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

 

Formação em Prevenção para adultos

 

Voltado aos adultos, em especial a professores, auxiliares, cozinheiras, secretários e diretores de unidades, o projeto de Prevenção e Atendimento de Emergências na Educação tem como objetivo capacitar os profissionais de como procederem em emergências e acidentes no cotidiano. 

 

É fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, 1º Batalhão de Bombeiros Militares, IGP, Defesa Civil, Polícia Militar, SAMU e o Núcleo de Estudos em Urgência. Já foram capacitados quase 3 mil colaboradores da educação fundamental e da educação infantil para realizarem ações preventivas, e, se necessário, oferecerem os primeiros atendimentos no caso de acidentes no ambiente escolar ou mesmo na residência destes profissionais. 

 

Os temas centrais do curso fornecem noções básicas de atendimento em princípios de incêndios, prevenção e emergências no meio aquático, gerenciamento de sinistros em ambiente escolar, conceitos de defesa civil, acidentes domésticos e primeiros socorros em emergências pediátricas. 

 

O método utilizado durante a capacitação são aulas expositivas dialogadas e visitas aos quartéis do Corpo de Bombeiros, centrais de emergência,  oficinas práticas e simuladas com feridos e princípios de incêndio, exposição sobre acidentes no meio aquático, oficinas construindo e revisando os conceitos de atendimento pré-hospitalar e plano de abandono em situações adversas.


galeria de imagens