Secretaria Municipal de Educação

10/04/2023 - Educação
Até o dia 18 de abril, Prefeitura realiza Semana Municipal do Livro Infantil
Ocorreu lançamento de livro nesta segunda-feira. Nos próximos dias, haverá contação de histórias, teatro e oficina de origami

foto/divulgação: Arquivo SME

Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a Semana Municipal do Livro Infantil vem, a cada ano, se consolidando como um dos momentos mais significativos de Florianópolis.

 

A Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) deu a largada para a Semana Municipal do Livro infantil. Nesta segunda-feira, na Escola Básica Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha, foi lançada ao obra “Fome de quê?”, da jornalista e escritora Raquel Ribeiro, e ilustrações de Monge Lua. O livro aborda uma conversa entre três crianças sobre a relação entre comida e os animais. 
 
Em sua 14ª edição, a semana ocorrerá até o dia 18 de abril. O cronograma para atender os mais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino inclui contações de histórias com escritores regionais e personagens da Divisão de Projetos Especiais da SME, peças teatrais, oficinas de desenho, palestra com o regente da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
 
Além disso, também estão programadas diversas oficinas e eventos que serão abertos ao público em geral, como lançamento de livros, exibições de filmes infantis, sorteio de 2 passaportes para o Beto Carrero World, contoterapia, apresentação do boi de mamão do Bairro Educador e peças teatrais.
Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a Semana Municipal do Livro Infantil vem, a cada ano, se consolidando como um dos momentos mais significativos de Florianópolis. 
 
“É um incentivo para que novas pessoas passem a gostar de ler. Também valoriza o livro como um importante instrumento de aprendizagem, como fonte inesgotável de conhecimentos e como meio prazeroso de formação e desenvolvimento da proficiência em leitura”, explica Maurício Fernandes Pereira. 
 
A Semana foi instituída em 2010, pela Lei Municipal 8.125/2010, e em consonância com o Plano Nacional do Livro e da Leitura de 2006, dos Ministérios da Educação e da Cultura. É realizada sempre no período de comemoração do Dia Nacional do livro e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, 18 de Abril. 
 
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA
 
 
11/4 TERÇA-FEIRA
  
HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO
 
14h | Contação de histórias por Luciene Coelho 
 
LIVRARIA DIVERTIDA
 
14h | Contação de história e bate-papo por Raquel Cesáreo
 
12/4  QUARTA-FEIRA
 
MUSEU CRUZ E SOUSA
 
14h | Encontro literário com autores catarinenses
 
14h30 | Lançamento do livro: “O Guardião das águas” Daniela Brusco e Letícia Losso
 
15h | Cia Vibrata com espetáculo: “A rendeira e a tartaruga”
 
CASA DA LITERATURA CRUZ E SOUSA
 
15h | Encontro com escritora e poetista Maria Agostini Mello Patrick
HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO
 
14h | Contação de histórias por Eva Trier
LIVRARIA DIVERTIDA
 
14h | Contação de história e bate-papo por Isabel Francisco
 
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA
 
9h | Oficina de Origami com a Arte educadora e artista plástica Morgana Terman e a temática de Monteiro Lobato
 
14h | Oficina de Cordel Infantojuvenil
 

 


galeria de imagens