Secretaria Municipal de Educação

25/04/2023 - Educação
Escolas lixo zero implementa conceito socioambiental na rede
Pelo programa, estudantes e professores têm acesso a capacitações que visam solucionar questões ambientais

foto/divulgação: Arquivo SME

Pelo programa, estudantes e professores têm acesso a capacitações que visam solucionar questões ambientais

O programa Escolas lixo zero, uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, tem como objetivo implementar o conceito socioambiental em todas as 124 unidades educativas da rede municipal, além de realizar a manutenção das hortas escolares fornecendo o material e mão de obra necessários.

 

A iniciativa compõe o conjunto de estratégias elencadas para atender a Meta 6 do Plano Municipal de Educação, que  prevê a inserção da educação ambiental nas escolas e creches do município, assim como na organização curricular, com formação de professores, materiais didáticos e infraestrutura sustentável.
 
Também busca promover o engajamento e protagonismo dos estudantes na resolução das questões ambientais em espaços de atuação e vivência, sendo o programa realizado em duas etapas. 
 
A primeira etapa consiste na criação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), que avalia quais medidas sustentáveis a escola ou creche utiliza em seu dia a dia e aponta as vertentes que precisam de melhorias para que o local possa atingir um novo patamar ecológico.
 
O diagnóstico é feito pela empresa terceirizada Premier Engenharia, especializada na prestação de serviços nas áreas de engenharia sanitária e ambiental, engenharia civil e engenharia de segurança do trabalho.
 
Em seguida, as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entram em ação para providenciar os recursos previstos no PGRS que vão desde a contratação de serviços técnicos, aquisição de equipamentos, até a execução de obras para instalar as hortas pedagógicas.
 
Já  foram visitadas 19 unidades e a Premier Engenharia pretende atender o restante ao longo do ano. 
 
Kits de compostagem montados com caixas d água
 
Durante o mês de abril também começaram a ser realizadas oficinas de capacitação e distribuição de kits para a operação de sistemas de compostagem em 30 unidades educacionais da rede municipal de Florianópolis. Com  duas caixas d água, brita, manta geotêxtil, matéria orgânica, cepilho e outros componentes para drenagem, os kits terão capacidade para o tratamento de 300kg de resíduos por mês.
 
O sistema de caixa d água foi escolhido com base nas necessidades do ambiente escolar e por ser totalmente fechado, permitindo a realização da compostagem de forma segura, livre de acesso a vetores como ratos, moscas e baratas.
 
Confira algumas unidades que já foram contempladas:
 
EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses);
EBM Albertina Madalena Dias (Vargem Grande);
EBM Maria Tomázia Coelho (Santinho);
EBM Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus);
EBM Costa de Dentro;
EBM Beatriz de Souza Brito (Pantanal);
Escola do Futuro Osmar Cunha (Canasvieiras);
Escola do Futuro da Tapera;
NEIM Celso Pamplona (Jardim Atlântico);
NEIM Clair Gruber Souza (Canasvieiras);
NEIM Hermenegilda Carolina Jacques (Ratones);
NEIM Barreira do Janga (Saco Grande);
NEIM Dona Cota (Abraão);
NEIM Diamantina Bertolina da Conceição (Rio Tavares);
NEIM Luiz Paulo da Silva (Santinho);
NEIM Idalina Ochôa (Carianos);


galeria de imagens