Secretaria Municipal de Educação

11/05/2023 - Educação
Escolas produzem cenários históricos e células humanas com impressora 3D
Na rede municipal de ensino de Florianópolis, a tecnologia irá enriquecer a aprendizagem dos estudantes

foto/divulgação: Arquivo SME

Além das oficinas de construção de maquetes, os estudantes também reproduzem outros objetos como escultura do navegador e explorador Cristóvão Colombo.

 

Aprender sobre as “Revoluções Burguesas” e a “Corrida Espacial” ficou mais divertido com a proposta do professor de história, Felipe Salvador Weissheimer, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho. 
 
Felipe está utilizando a impressora 3D para recriar cenários históricos, com a intenção de aproximar as turmas de 8° e 9° ano do ensino fundamental aos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo. Além das oficinas de construção de maquetes, os estudantes também reproduzem outros objetos como escultura do navegador e explorador Cristóvão Colombo e esqueleto de caravela, embarcação de formato alongado, típica da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI).
 
"Os trabalhos manuais possibilitam a apropriação dos conhecimentos a partir de experiências educativas que unem  a teoria com a prática, despertando momentos que enriquecem a aprendizagem, de forma a desempenhar um papel fundamental na construção dos saberes escolares.”, explica o educador.
Já os estudantes do contraturno da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, participam do projeto “Guardiões da Natureza” que tem como propósito reduzir, reutilizar e reciclar (os 3Rs) para a melhoria do meio ambiente.
 
Orientados pelos professores de sala maker e informatizada, Luciano Kercher Greis e Érica de Oliveira Gonçalves, a garotada do 7º ano (turma 72) está imprimindo protótipos de células para as aulas de ciências.
 
Além disso, os adolescentes ainda estão desenvolvendo peças para um jogo de tabuleiro, inspirado nos pontos turísticos e bairros de Florianópolis, bem como nos personagens folclóricos de Franklin Cascaes.
 
Todas as estratégias e composições são pensadas pelos estudantes e usando o sistema operacional Thinkercad - programa de modelagem tridimensional online gratuito - desenham os acessórios e geram o material sólido através da impressão 3D.
 
Gerando educação de qualidade
 
A entrega de impressoras 3D para as 39 escolas municipais de ensino fundamental está sendo realizada pela Secretaria de Educação da Capital com o objetivo de unir a educação com a inovação e promover uma experiência escolar que quebra com a monotonia das aulas teóricas.
 
Além das unidades Maria Conceição Nunes e  Intendente Aricomedes da Silva , já receberam a nova tecnologia as escolas José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras), Darcy Ribeiro (Rio Vermelho) e as escolas do Futuro Osvaldo Machado (Ponta das Canas), Osmar Cunha (Canasvieiras) e Mâncio Costa (Ratones).
 
O equipamento, que utiliza filamento de plástico, visa proporcionar aos educadores de diferentes disciplinas a prototipagem de objetos tridimensionais, abrindo uma infinidade de possibilidades para produzir artefatos e modelos materiais, que irão enriquecer o dia a dia da sala de aula.
Para entender a maneira correta de manusear a impressora e como ela pode beneficiar as iniciativas pedagógicas, os professores de tecnologia educacional participaram de formações da SME, que os incentivaram a desenvolver novos projetos interdisciplinares em busca de explorar a gama de possibilidades envolvendo a cultura maker.
 
Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, este é um passo importante para a rede municipal de ensino, que está adequando os componentes curriculares aos novos desafios da atualidade, disponibilizando este recurso tecnológico gerando assim uma educação de qualidade.


galeria de imagens