Secretaria Municipal de Educação

06/11/2023 - Educação
Grupo de estudos discute relações étnico-raciais e promove atividades com estudantes da escola Beatriz de Souza Brito
Projeto é desenvolvido a partir da Matriz Curricular da Secretaria de Educação de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo/SME

Grupo de estudos Sankofa

O grupo de estudos Sankofa, da EBM Beatriz de Souza Brito, no bairro Pantanal, envolve os estudantes em discussões sobre as relações étnico-raciais, a cultura e a história das populações negra e indígena. O projeto é desenvolvido desde 2022, a partir da Matriz Curricular das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica da Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

Também são abordadas temáticas que desconstruam estereótipos racistas reproduzidos no cotidiano, além da produção de material gráfico que mobilize a comunidade escolar em torno de assuntos como racismo estrutural, violência contra a mulher, homofobia e xenofobia.

 

Entre as atividades organizadas estão a realização de seminários, intervenções artísticas na escola, elaboração de cartazes e murais, espaço Sankofa na biblioteca da unidade, entre outras. Durante a “30ª Gincana da Escola Beatriz”, o tema escolhido foi “Beatriz Antirracista: personalidades negras e indígenas”. Além disso, os estudantes membros do Sankofa participaram da palestra de Daniel Munduruku, Educação para a diversidade / Cultura de paz nas escolas.

 

O que é Sankofa?


Sankofa é um símbolo Adinkra, que são ícones ideográficos dos povos Akan, da África Ocidental, região que hoje abrange parte de Gana e da Costa do Marfim.

 

Estes conjuntos de ideogramas tinham como propósito representar valores da comunidade, ideais, provérbios, além de serem usados em cerimônias e rituais de grande importância.

 

De acordo com a filosofia africana, o termo expressaria a ação de voltar ao passado para ressignificar e transformar o presente e futuro, ou seja, resgatar a memória para continuar fazendo história.

 

Sankofa pode ser representado como um desenho similar ao coração e/ou a um pássaro mítico que voa para frente, tendo a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico um ovo, o futuro.


galeria de imagens