Secretaria Municipal de Educação

10/11/2023 - Educação
Experiência de formação continuada sobre educação inclusiva de Florianópolis é selecionada para Congresso Nacional
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Capital irão socializar a trajetória de capacitação ofertada aos professores que realizam Atendimento Educacional Especializado

foto/divulgação: Arquivo SME

Experiência de formação continuada sobre educação inclusiva de Florianópolis é selecionada para Congresso Nacional

As profissionais de educação da rede municipal de Florianópolis, Ana Paula Felipe e Lenize Silva Arrojo, farão parte do 10° Congresso Brasileiro de Educação Especial  (CBEE) e do 13º Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (XIII ENPEE) , organizado pela Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo (UFSCar).
 
De forma presencial, o Congresso contará com  cursos, mesas-redondas, relatos de experiência e simpósios, o evento ocorrerá entre os dias 15 a 19 de novembro.
 
Ana Paula Felipe, gerente de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação e Lenize Arrojo,  Assessora Pedagógica, representarão também suas colegas Betania Gonçalves Schommer e Valquíria Hillesheim Lamb, pois juntas escreveram o artigo “Formação Continuada e Educação Inclusiva: a Trajetória da Rede de Ensino de Florianópolis”, texto aprovado para apresentar na modalidade Relato de Experiência no CBEE.
 
Abordando no eixo Formação de Profissionais na Perspectiva da Acessibilidade, as profissionais irão socializar a trajetória de formação continuada ofertada aos professores da rede municipal, especificamente àqueles que realizam o Atendimento Educacional Especializado - AEE, evidenciando as contribuições do modelo social da deficiência  para o campo educacional.
 
O Congresso terá  a presença de pesquisadores brasileiros e de outros países que discutem diversos temas sobre Educação Especial. 
 
O objetivo é promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais  e atender as demandas emergentes por novas práticas decorrentes das diretrizes  de políticas educacionais de inclusão escolar e de acessibilidade adotadas pelo país. 
 
“Compartilhar a prática da formação continuada como também participar de espaços de trocas de outras experiências e pesquisas têm fundamental importância para o avanço do processo de política da inclusão e educação de Florianópolis", observa a professora Fabricia Luiz Souza, Secretária Municipal de Educação.


galeria de imagens