Secretaria Municipal de Educação

13/11/2023 - Educação
TechDay na Escola ocorre sexta-feira na rede municipal da Capital
Haverá oficinas, mostra de trabalhos e festival de robótica

foto/divulgação: Arquivo SME

TechDay na Escola ocorre sexta-feira na rede municipal da Capital

Incentivar o conhecimento através do experimentar, do criar, do elaborar perguntas, colocar a mão na massa. Esse é o espírito do TechDay na Escola 2023, que ocorrerá na sexta-feira,  17 de novembro, das 9h às 15h,  na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea. 
 
 O evento da Secretaria de Educação de Florianópolis  é realizado uma vez por ano sob a organização do Departamento de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação Fundamental  e professores de tecnologias.  
 
Haverá oficinas maker com tecnologias, seja com professores de tecnologias educacionais ou instituições parceiras, além da    Mostra de Trabalhos,  desenvolvidos por  estudantes durante o ano letivo. 
 
Cada proposta envolverá muita experimentação interdisciplinar, como reflexões sobre o mundo atual, meio ambiente, energias renováveis, horta escolar, meios de transporte, educação ambiental, realidade virtual e animação, meios de comunicação ( Imprensa Jovem, TV na escola), livros digitais (e-books), PRG, Stop motion, programação, eletrônica, robótica educacional e espaços imersivos.
 
Também acontecerá  o Festival de Robótica Techday na escola, que deve envolver estudantes de unidades diferentes para a montagem e experimentação com os kits de robótica já disponíveis nas unidades de ensino da Prefeitura. 
 
 O Festival desafiará os estudantes a criarem e programar em blocos numa dinâmica divertida e de muita aprendizagem, ressalta a chefe de Departamento de Tecnologias Educacionais, Maria Rosângela Bez.  
 
Conforme a secretária de Educação da Capital, professora Fabricia Luiz Souza, o TechDay promove diálogo, cooperação, interação,  autoria e autonomia na apropriação de saberes no ensino fundamental por intermédio  do conhecimento das tecnologias digitais. 


galeria de imagens