Secretaria Municipal de Educação

23/11/2023 - Educação
Fim da violência contra a mulher é tema de atividades na Educação de Florianópolis durante campanha internacional
Movimento ocorre desde 2003 em todo o Brasil

A campanha “16 + 5 Dias de Ativismo” pelo fim da violência contra a mulher chegou à rede municipal de educação de Florianópolis. Até o dia 10 de dezembro, as unidades terão atividades ligadas ao tema.

 

Cada Neim, escola e EJA definirá suas dinâmicas de acordo com seu público-alvo e conforme o planejamento. A ação está prevista no Programa Maria da Penha Vai à Escola, implementado em março deste ano pela Prefeitura de Florianópolis e destinado às unidades da rede municipal de ensino. Entre as finalidades está promover a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e impulsionar reflexões sobre o tema do combate à violência contra a mulher.
    
Algumas pautas foram sugeridas após o evento Agosto Lilás apontar algumas discussões necessárias para que se faça o enfrentamento à violência, por várias frentes de trabalho, como: 
         
1.  Discutir causas históricas de desigualdade entre homens e mulheres;
2. Reconhecer as diversas formas de violência;
3.  Refletir sobre o entrecruzamento entre opressões (interseccionalidade e a posição da mulher negra na sociedade);
4.  Refletir sobre direitos humanos e os sujeitos de direitos;
5.  Pesquisar sobre mulheres na ciência;
6.  Pesquisar sobre movimento de mulheres na cidade ou Estado;
7.  Pesquisar o processo histórico da lei Maria da Penha
8.  Organizar fóruns para discussão e proposição de estratégias de segurança para as meninas e mulheres

  

ORIGEM

  

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” teve início em 1991, quando mulheres de diferentes países, iniciaram um movimento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra a mulher. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e é chamada “16+5 Dias de Ativismo”, pois a mobilização dura 21 dias, iniciando em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e encerrando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
     
Cerca de 150 países participam da campanha, porém, a partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” que foram assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.
    
Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal eram ativistas políticas que combatiam fortemente a ditadura de Trujillo. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados e sinais evidentes de tortura, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi morto.