Secretaria Municipal de Educação

28/11/2023 - Educação
Mais de 400 estudantes participam de encontro de grêmios
Evento ocorrerá nesta quinta-feira com integrantes da rede municipal de ensino de Florianópolis para ampliar as discussões e práticas democráticas na escola pública

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Divulgação/PMF

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza nesta quinta-feira  (30) o V Encontro de Grêmios Estudantis , tendo como sede Paula Ramos Esporte Clube, na Trindade. Mais de 400 estudantes, de 28 unidades educativas e da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos),  estarão reunidos  neste evento  que ocorrerá pela manhã e à tarde. 
Conforme a professora Nataliê Cardoso, uma das organizadoras da iniciativa, esses encontros têm por objetivo a formação política dos integrantes dos grêmios. Servem  também  como estímulo à autonomia e à auto-organização  dos estudantes. 
Para a secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza, esse movimento traz a participação estudantil para o protagonismo nas decisões e ações escolares.
Entre as atrações, haverá relatos de experiências de nove unidades educativas: EBM Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus)  , EBM Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) , EBM Marcolino José Lima (Sambaqui), EBM Maria Tomázia Coelho (Santinho) , EBM João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares), EBM José Jacinto Cardoso (Serrinha) , EBM Beatriz de Souza Brito (Pantanal), EBM Osmar Cunha (Canasvieiras) e  EBM João Alfredo Rohr (Córrego Grande). 
Em outubro ocorreram  encontros regionais . No dia 3, foi a vez do encontro de estudantes do Centro e do Continente, enquanto que o evento do dia 6 integrou representantes do Leste e Sul da Ilha. No dia 16 de outubro foi realizada a regional Norte.  
“ Nas três regionais, trabalhamos oficinas, trocas de experiências e discussões a cerca da participação estudantil nas escolas, na organização dos grêmios, e também de temas de interesse dos estudantes”, assinala Nataliê Cardoso.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
8h30 às 9h30-recepção
9h30 às 10h30-abertura do evento
10h30 às 11h-socialização das regionais
11h às n12h-relatos de experiências
12h às 14h30-almoço e confraternização
14h30 às 15h30-plenária final
15h30-retorno às unidades educativas
SERVIÇO
O quê: V Encontro de Grêmios Estudantis da Secretaria de educaçãod e Florianópolis
Quando: quinta-feira, dia 30
Horário: 8h30 às 15h30
Local: Paula Ramos Esporte Clube
Endereço: Avenida Madre  Benvenuta, 340 - Trindade,
Contato para imprensa