Secretaria Municipal de Educação

21/12/2023 - Educação
Escola do Mar da Capital terá novo roteiro de saída: Ilha do Campeche
Adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do município participarão de estudos de conscientização sobre a importância da proteção do local

foto/divulgação: Arquio/SME

odas as escolas da rede municipal de ensino, do 6º ao 9º, poderão encaminhar projetos educativos que incluam a Ilha do Campeche como destino.

Em 2024, a Escola do Mar (EMar), ligada à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, terá um novo roteiro de saída para complementação das atividades pedagógicas das unidades educativas: o patrimônio arqueológico e paisagístico nacional Ilha do Campeche. 

 

Fruto de uma parceria firmada no segundo semestre de 2023 com o Instituto Ilha do Campeche e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC), que possibilitou saídas de estudo piloto,  todas as escolas da rede municipal de ensino, do 6º  ao 9º,  poderão encaminhar projetos educativos que incluam a Ilha do Campeche como destino.

 

A Ilha está localizada em frente à Praia do Campeche, no Leste da Ilha de Santa Catarina. Tem aproximadamente 1, 6 quilômetro de comprimento e 500 metros de largura. 

 

O Instituto Ilha do Campeche atua no local a partir do projeto “Escolas na Ilha do Campeche”, num trabalho contínuo de conscientização da comunidade sobre a importância da proteção à Ilha, permitindo que os estudantes a conheçam e assim se sensibilizem, tornando-se multiplicadores das práticas de conservação.

 

“Tanto o Iphan quanto o Instituto Ilha do Campeche buscam o fomento da educação patrimonial. A parceria com a Escola do Mar, que também tem essa linha de trabalho, possibilita então que a educação patrimonial seja mais efetiva na rede”, afirma a professora de história da EMar, Hellen Rios. 

 

A parceria também viabilizou aos professores visitar a Ilha através de um dos encontros da Formação em Patrimônio Cultural: “(A)Mar que nos atravessa e é atravessado por nós”.

 

Para a secretária de Educação de Florianópolis, professora Fabricia Luiz Souza, trata-se de um importante avanço por meio da Escola do Mar para fortalecimento da educação patrimonial na rede municipal de ensino, e para o cuidado com esse importante patrimônio cultural da Capital. 

 

Além da Ilha do Campeche, a Escola do Mar trabalha com outros 23 roteiros de estudo. Destacam-se visitas a ranchos, parques e museus arqueológicos a céu aberto, caminhadas e trilhas, como por exemplo a de Naufragados, e navegações longas e curtas, como a ida à ilha de Anhatomirim, e à ilha de Ratones.

 

A riqueza natural da Ilha do Campeche

 

Patrimônio tombado desde 2000 pelo Iphan/SC, a possui vegetação de Mata Atlântica, grande diversidade de fauna e flora e uma significativa concentração de registros arqueológicos, como oficinas líticas  e o  maior conjunto de inscrições rupestres do litoral brasileiro. Local privilegiado para atividades relacionadas à educação ambiental e patrimonial, que são os enfoques da EMar.   

 

Além disso, há também sítios históricos que registram o ciclo de exploração do óleo de baleia no litoral catarinense e uma observação privilegiada do litoral sudeste da Ilha de Santa Catarina.


galeria de imagens