Secretaria Municipal de Educação

04/01/2024 - Educação
Neim Chico Mendes inicia os atendimentos do Educar no Verão 2024
A iniciativa da Prefeitura de Florianópolis visa auxiliar os pais que trabalham durante o recesso escolar

foto/divulgação: Arquivo SME

Neim Chico Mendes inicia os atendimentos do Educar no Verão 2024

Iniciando os atendimentos do Educar no Verão, programa da Prefeitura de Florianópolis, realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Núcleo de Educação Infantil Chico Mendes, localizado no bairro Monte Cristo, abriu suas portas nesta quinta-feira, 4, para receber as crianças que ficarão sob os cuidados de profissionais da rede.
 
 
O objetivo desta iniciativa é oferecer auxílio aos pais e responsáveis que precisam trabalhar, enquanto seus filhos estão de férias, e não possuem uma rede de apoio para cuidar dos pequenos nesta temporada.
 
 
Estão inscritas na unidade, 61 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, que recebem atendimento em período integral, das 8h às 18h.
 
 
As atividades são planejadas e desenvolvidas por profissionais do quadro do magistério, do quadro civil e por serviços de apoio. Há brincadeiras como casinha, experiências com água, areia, gincanas, momentos de contação de história e teatro, e também vivências que exploram o campo das artes e cultura maker (mão na massa), como a pintura com tinta, massa de modelar e produção de brinquedos de sucata.
 
 
Para a recepção da garotada, os educadores prepararam música, pintura de cabelo e de rosto e aproveitaram para levar as turmas nos diferentes espaços, para conhecerem a unidade - já que neste período algumas crianças são provenientes de outros NEIMs.
 
 
De acordo com a secretária de educação, Fabricia Luiz Souza, o Educar no Verão é um programa que além de oferecer o auxílio aos pais e responsáveis, proporciona aos pequenos: dias cheios de novas experiências, diversão e interações lúdicas. “São muitas brincadeiras organizadas para que eles tenham um espaço muito divertido durante esse mês de janeiro, que é o mês das férias.”
 
 
Para a coordenadora do Educar no Verão na creche, Tamara Santos do Espirito Santo, as expectativas estão a mil. “Fizemos um cronograma, pensando em proporcionar férias bem marcantes. Esperamos que eles possam aproveitar ao máximo.”
 
 
As outras unidades que estão participando do Educar no Verão 2024 são os NEIMs: Almirante Lucas Alexandre Boiteux (Centro), Waldemar da Silva Filho (Trindade), Orlandina Cordeiro (Saco Grande), Anna Spyrios Dimatos (Tapera), Clair Gruber de Souza (Canasvieiras), Elisabete Nunes Anderle (Barra da Lagoa), Ingleses I, Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho).


galeria de imagens