Secretaria Municipal de Educação

11/01/2024 - Educação
Crianças de Neim da Capital se refrescam com banho de piscina durante o programa Educar no Verão
Protetores solares e toalhas foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação

foto/divulgação: Daiara Camilo/SME

Com a temperatura chegando aos 35ºC, a atividade foi pensada para “combater” de forma animada o forte calor que faz em Florianópolis.

Os estudantes do Neim Orlandina Cordeiro, no bairro Saco Grande, puderam se divertir e se refrescar tomando banho de piscina e mangueira, nesta quarta-feira (10) como parte das atividades do Programa Educar no Verão.. Com a temperatura chegando aos 35ºC, a atividade foi pensada para “combater” de forma animada o forte calor que faz em Florianópolis. Protetores solares e toalhas foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação.

 

86 crianças participaram da brincadeira, acompanhados de 18 profissionais de educação. Ao todo, durante o programa “Educar no Verão”, a unidade possui 93 matriculados de três a seis anos e 23 responsáveis, sendo que cinco trabalham no período matutino.

 

A coordenadora do Neim Orlandina Cordeiro durante o programa, Amanda da Cruz Fernandes, disse que este ano, cada unidade teve mais liberdade para escolher que brincadeiras e dinâmicas iriam fazer. Além disso, ela enfatizou a importância do programa tanto para as crianças quanto para os pais. “O programa” auxilia as famílias que precisam trabalhar em janeiro e a gente consegue proporcionar atividades diferentes do contexto do ano letivo, trazendo muitas brincadeiras e diversão para as crianças”.

 

Segundo a coordenadora, o retorno das famílias também tem sido positivo. “Houve casos de mães que contaram que os filhos mal conseguiram dormir de tão empolgados e ansiosos que estavam para voltar à unidade para as brincadeiras”.

 

EDUCAR NO VERÃO

 

O Programa “Educar no Verão” 2024, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, atende de 4 a 30  de janeiro, mais de 700 crianças da rede. A iniciativa é direcionada para os pequenos cujos pais ou responsáveis trabalham durante esse primeiro mês do ano. 

 

Conforme a secretária de Educação, professora Fabricia Luiz Souza, no mês de janeiro as crianças permanecem  em casa. “No entanto, compreendemos igualmente que muitas famílias necessitam exercer algum tipo de atividade em janeiro e não têm com quem deixar seus pequenos”, observa.

 

O programa está presente em nove núcleos de educação infantil municipais (NEIMs), espalhados por diferentes bairros da capital, e tem como objetivo possibilitar vivências diversificadas e prazerosas para os participantes por meio de planejamento coletivo dos tempos e  espaços.  Há  brincadeiras, experiências com água, areia, pista de carrinhos, momentos de contação de história e teatro, e também exploração do  campo das artes, como a pintura com tinta, escultura de argila e massa de modelar.


galeria de imagens