Secretaria Municipal de Educação

24/01/2024 - Educação
Colônia de Férias movimenta as 12 sedes do Programa Bairro Educador
Atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira e cada sede possui uma programação diferenciada

foto/divulgação: Antônio Prado/SME

Colônia de Férias movimenta as 12 sedes do Programa Bairro Educador

Desde o dia 15 de janeiro, cerca de 2.400 estudantes do Programa Bairro Educador desfrutam da tradicional Colônia de Férias nas sedes do programa espalhadas em 12 comunidades da Capital. Até o fim do mês, crianças e adolescentes – com idade a partir dos 6 anos –   de bairros como Monte Cristo, Morro da Mariquinha, Morro do Mocotó, Sambaqui, Ingleses, Rio Vermelho, Vila Aparecida, Monte Verde, Córrego Grande, Costeira, Campeche e Rio Tavares –  participarão de uma série de brincadeiras lúdicas e esportivas com objetivo de estimular de forma integral, os aspectos sociais, emocionais, físicos e intelectuais dos estudantes.

 

As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira e cada sede possui uma programação diferenciada, contando com ações educacionais, culturais e esportivas, como gincanas nas oficinas e passeios ao ar livre (praias, praças, parques e cachoeiras). A Colônia de Férias abre o calendário oficial do Programa Bairro Educador 2024, que, a partir de fevereiro, volta com suas atividades normais por meio de diversas oficinas em suas sedes.

 

“O PROGRAMA MUDOU MINHA VIDA”

 

Entre as brincadeiras na Colônia de Férias, as gincanas constam com: pique bandeira, queimada, cabo de guerra, caça ao tesouro, corrida de saco, corrida do ovo, piquenique, atividades com argila, desenho, guerra de balão d’água, corrida da vassoura, dança da cadeira, pintura facial e guache, dobradura e jogos de tabuleiro, competição de dança, grafite, karaokê, passeios, trilhas ecológicas, entre outros.

 

Na sede do Monte Cristo, uma das mais entusiasmadas com a Colônia de Férias é a pequena Maria Clara, de 7 anos, que se destaca por ser extremamente comunicativa e espontânea. “Estou muito feliz com essa Colônia de Férias aqui. Acabei de desenhar a casa da minha avó, que tem árvore e sol. Lá é bem legal. Ela mora na Paraíba e estou com saudades dela”, disse.

 

Estudante das Oficinas Pedagógica, Grafite, Jiu-jitsu e Taekwondo, Maria Clara frequenta o Programa Bairro Educador há um ano e diz que a Colônia de Férias está sendo muito divertida e o programa tem sido importante na vida dela. “Meu pai sempre diz para eu nunca desistir e acreditar nos meus sonhos porque vou alcançar eles e agora que eu estou no Bairro Educador, que é um programa bem legal, estou realizando sonhos, conhecendo amigos. Minha vida mudou muito desde que entrei no Programa Bairro Educador”.

 

INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES

 

Para a professora da Oficina de Grafite da sede Monte Cristo, Sara Duarte, a Colônia de Férias é uma atividade de suma importância, pois além de propor atividades fora das salas das oficinas específicas, promove a interação entre os estudantes de todas as idades. “Estudantes que estão separados por suas oficinas têm a oportunidade de interagir com outros colegas de oficinas diferentes, por meio da Colônia de Férias, que também permite experiências diferentes como passeios coletivos para lugares que eles não conhecem”.

 

O Coordenador Executivo de Educação Complementar do Programa Bairro Educador, Bruno Becker, destaca que a Colônia de Férias desempenha um importante papel no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção do estudante, já que é planejada por educadores qualificados do Programa Bairro Educador.

 

“A gente sabe que essa época é complicada pros pais na comunidade em função das férias escolares. As atividades de lazer propostas na Colônia de Férias incentivam e ocupam o tempo dos estudantes, proporcionando diversas experiências e aprendizados, criando memórias afetivas  inesquecíveis", destaca Bruno Becker.

 

O Programa Bairro Educador é promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do Instituto Escola Cidadã. Em 2023 foram realizados 252.820 atendimentos pelo programa.

 

Foi lançado oficialmente em 10 de agosto de 2019 visando implementar, em comunidades com vulnerabilidade social da Capital, uma série de oficinas com o intuito de promover atividades educativas e no campo do esporte, cultura, lazer e de formação profissionalizante, a fim de potencializar as condições culturais e territoriais dos bairros ao contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.


galeria de imagens