Secretaria Municipal de Educação

25/01/2024 - Educação
COEB abre espaço para profissionais da rede de educação de Florianópolis com os “Relatos de Experiências”
Neste ano, serão quinze apresentações entre Edução Infantil, Fundamental e EJA

foto/divulgação: Arquivo/SME

COEB abre espaço para profissionais da rede de educação de Florianópolis com os “Relatos de Experiências”

Todo ano, Congresso de Educação Básica (COEB) organiza os “Relatos de Experiências”, onde profissionais da rede municipal de educação de Florianópolis compartilham práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do último ano letivo. Em 2024, haverá quinze apresentações divididas entre os dois dias de evento, 1 e 2 de fevereiro, que acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

 

O COEB se notabiliza por ser um espaço de interação e integração entre educadores, onde a troca de experiências com projetos trabalhados dentro das salas de aula engrandece o conhecimento daqueles que estão dia a dia nas escolas e nos núcleos de ensino infantis.

 

No primeiro dia de evento, quinta-feira, serão divulgados nove trabalhos, divididos entre auditório e salas 1 e 2. As exibições acontecerão ao mesmo tempo, na ordem de 3 em 3. Entre os temas, estão “Mídias e tecnologias na Educação Infantil”, “Relatos de Vivências do projeto de Libras”, “Ancestralidade e representatividade: caminho pela literatura”, entre outros.

 

No segundo dia, sexta-feira, serão compartilhados seis trabalhos, divididos entre auditório e sala 1. As exibições acontecerão ao mesmo tempo, na ordem de 2 em 2. Alguns dos temas presentes são “Poética pedagógica na docência compartilhada e na produção de relatórios de vivências”, “Direito a ter direitos: acesso aos documentos pessoais e a garantia de acesso à cidadania”, Ateliê de Ideias: a constituição do espaço coletivo como reflexo da formação continuada”, entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

 

1º de Fevereiro - Quinta-feira 

13h30 às 15h30

 

Auditório

 

NEIM Retiro da Lagoa. - “O boi de mamão e a Lagoa da Conceição” - Kelly Garcia Cassettari Bernardo, Fernanada Andrade e Fabiola Scaranto 

 

NEIM Professora Maria Barreiros - “Relatos de Vivências do projeto de Libras no NEIM Professora Maria Barreiros” - Walquíria Peres de Amorim, Renata Aparecida das Neves Bernardini e Raquel Santos Trindade. 

 

EBM João Gonçalves Pinheiro - “Construindo linguagens: Lúdico e desenvolvimento infantil numa turma de 1º ano do E.F.” - Lívia Regina Hennigen Guedes e Margarida Guidi Pereira 

 

Sala 1

 

NEIM Dona Cota - “Mídias e tecnologias na Educação Infantil: novos sentidos e significados à brincadeira” - Carolina Borges Souza Guntzel. 

 

EBM José Amaro Cordeiro - “Jubileu submarino robô” - Lucas Stachowoski e Luciano Kercher Greis. 

 

EBM José do Valle Pereira - “Marcenaria “Feito pelo Desfeito”: a fabricação de brinquedos sustentáveis e automatizados como estratégia na ampliação de jornada escolar” - Evaldo Furtado Pinheiro, Salete dos Santos e Evoneth Patricio Matias.

 

Sala 2

 

NEIM Doralice Teodora Bastos - “A organização do espaço como eixo estruturador da prática pedagógica no Neim Doralice Teodora Bastos a partir dos territórios internos: potencializando a brincadeira e experiências com a ERER” - Daniela Amélia Martins e Ana Paula Caetano.

 

EBM José Jacinto Cardoso - “Ancestralidade e representatividade: caminho pela literatura” - Dirce Meri de Rossi Garcia Rafaelli, Alessandra Rover e Juçara Azevedo. 

 

EBM Donícia Maria da Costa - “Ampliando horizontes, diálogos e práticas sobre Diversidade Étnico-Racial” - Carina Santiago dos Santos, Angelita Tenfen Wiggers e Shaiene dos Santos Goulart. 

 

2 de Fevereiro - Sexta-feira

10h às 12h 

 

Auditório

 

NEIM Doralice Teodora Bastos - “Poética pedagógica na docência compartilhada e na produção de relatórios de vivências” - Silvia de Amorim e Ronei Manoel Gonçalves.

 

NEIM Celso Ramos Título - “Ateliê de Ideias: a constituição do espaço coletivo como reflexo da formação continuada” - Micheles Richartz; Aline Maria Rios e Sidnéia Silva Zeferino. 

 

EBM José Amaro Cordeiro - “Formação inicial docente na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro: experiências dos Estágios Supervisionados e PIBID de Geografia” - Felipe Terra. 

  

 Sala 1 

 

EJA Sul I - “Direito a ter direitos: acesso aos documentos pessoais e a garantia de acesso à cidadania - EJA Sul”  - Tamara de Castro Regis e Zâmbia Osorio dos Santos.

 

EJA Centro II - “Aproximações com a Educação Integral na Educação de Jovens e Adultos” - Daniel Godinho Berger, Eliete Ananias dos Santos e Joyce Adir de Andrade. 

 

EBM Almirante Carvalhal - “Oficina: Usos possíveis do Soroban” - Cristina Aparecida Mendes Makowiecki e Juliana Melim.  


galeria de imagens