Secretaria Municipal de Educação

08/02/2011 - Educação
Palestrante do COEB aborda tema pouco discutido nas escolas
A pedagoga Maria Terezinha mostra a importância de ressaltar as diferenças dos alunos

foto/divulgação: Rudson Castro

Maria Terezinha da Consolação dos Santos

                

Muitos professores não costumam falar das diferenças em sala de aula, mas este é um assunto que deve receber atenção, é o que assegura a pedagoga Maria Terezinha da Consolação dos Santos. Na palestra “Inclusão e Diferenças”, apresentada no "Congresso de Educação Básica: aprendizagem em contexto” (COEB), a pedagoga e doutora em educação discursa sobre a importância de não padronizar os estudantes, mas perceber as diferenças entre eles. Após compreender isso, os docentes passam a fazer um trabalho de mais qualidade.

 

“Quando a escola entende que as diferenças existem e começa a trabalhar com elas, as mudanças ocorrem contemplando as demandas de todos e não apenas das pessoas com deficiência e/ou outros alunos da educação especial. Esta é a forma efetiva de fazer acontecer o princípio democrático da educação com qualidade, que só se garante, quando a instituição escolar se especializa em todos os alunos e não em alguns deles”, explica a palestrante.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o COEB reúne representantes de diversas regiões do Estado. A finalidade do evento, que iniciou na última segunda-feira (07), é ampliar a abrangência da reflexão e do envolvimento dos processos educativos visando à qualificação da prática pedagógica no cotidiano escolar e à integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica.

 

Para amanhã, o último dia do congresso haverá duas conferências: uma sobre Planejamento e Avaliação, com o professor Luiz Gasparin e outra sobre Motivação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com o executivo Alexandre Guilherme Geara Guedes.