Secretaria Municipal de Educação

11/03/2011 - Educação
Primeiros socorros: professores ajudam a salvar vidas
O projeto da SME é uma parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militares e a Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação/SME

Profissionais vivenciarão situações de emergência

A partir desta quinta-feira (17/03) os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis serão capacitados para oferecer atendimento no caso de emergências ou sinistros no ambiente escolar. O curso será ministrado ainda dias 22 e 24 de março.

 

Os profissionais vivenciarão situações de emergência através de exercícios práticos com feridos, princípios de incêndio, arrastamento e afogamento no meio aquático. A capacitação também vai oferecer informações para que todos atuem de maneira preventiva, evitando novos acidentes e diminuindo complicações futuras.

 

O projeto é uma parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militares e a Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis. Desde 2006 o curso já capacitou um total de 610 professores e outros funcionários da Educação Fundamental e Infantil.

 

Os aprendizados são baseados nos fundamentos das Nações Unidas através da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (ISDR). Para Charles Schnorr, assessor pedagógico e coordenador do projeto, o aprendizado auxilia não só no âmbito escolar: “Tais atitudes preventivas permitem a minimização das consequências de qualquer desastre, fazendo com que o maior número possível de vidas seja preservado.”

 

Os professores que concluírem o curso terão a oportunidade de fazer um estágio nas ambulâncias do corpo de bombeiros da Capital. Eles auxiliarão em emergências de naturezas distintas, desde simples orientações até paradas respiratórias e fraturas expostas.