Secretaria Municipal de Educação

01/07/2011 - Educação
Professoras concluem curso de brigadistas comunitários
Elas serão as primeiras educadoras diplomadas da Prefeitura de Florianópolis.

Neste sábado, 2 de julho, ocorre a formação de três professoras da Rede Municipal de Ensino que participaram do curso de brigadistas comunitários. Juntamente com 47 pessoas, as educadoras se formam às 10h, em frente à Catedral Metropolitana da Capital. Todos vão receber dois extintores de incêndios e uma bolsa, contendo materiais de primeiros socorros para o atendimento rápido, antes da chegada das viaturas de urgência. As professoras são os primeiros profissionais da Rede Municipal de Ensino a concluírem esse tipo de curso, que já formou mais de 130 alunos.

 

Os bombeiros comunitários são pessoas que recebem treinamento do Corpo de Bombeiros para prevenir e intervir em caso de emergências relacionadas não apenas a incêndios, mas também a Defesa Civil, primeiros socorros e acidentes domésticos.

 

A atividade é fruto de uma parceria do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis com a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental e Secretaria Municipal de Educação. A experiência de enfrentar o controle do frio, da fome, da ansiedade, do desconhecido e as surpresas da típica vegetação da Ilha de Santa Catarina foi vivida pelas professoras Luciana Souza, da Creche Waldemar da Silva Filho, Laurilene Ferreira Lucas e a diretora Bernadete da Rosa, ambas da Escola Antônio Paschoal Apóstolo.

 

No Parque Florestal do Rio Vermelho, durante um final de semana, as professoras participaram de diversas instruções relacionadas a primeiros socorros, cuidado com animais peçonhentos, combate a princípios de incêndio, confecção de abrigos, aquisição de alimentos, água e produção de fogo. Além disso, fizeram parte de um simulado à noite, envolvendo vitimas, viaturas e situações que buscam retratar a realidade, tendo como objetivo testar o trabalho das equipes.

Para Bernadete da Rosa, um dos momentos mais marcantes, foi vencer o desafio de atravessarem sozinhas um longo percurso da mata, durante a madrugada, sendo guiadas apenas por uma corda.

 

O Bombeiro Comunitário e um dos instrutores do acampamento, Charles Schnorr, observa: “uma das metas do exercício é construir com as equipes militares a disciplina coletiva, que tende a despertar e desenvolver a reflexão nos participantes sobre a individualidade e iniciativa, construindo no grupo um espírito de equipe, liderança, humildade e cooperação”.