Secretaria Municipal de Educação

01/07/2011 - Educação
Professores têm a oportunidade de refletir práticas pedagógicas com diferentes linguagens
Oficinas de radionovela, fotografia e música fazem parte da iniciativa.

foto/divulgação:

Oficinas, palestras e oportunidade de aprendizado. Essas são algumas características do “Encontro: práticas pedagógicas em foco”, que ocorre dias 28 e 29 de julho, no Centro de Educação Continuada, localizado à Rua Ferreira Lima nº 82, Centro. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio da Gerência de Formação Permanente, a iniciativa tem como público alvo os servidores da rede de ensino da Capital.

 

O objetivo é possibilitar a discussão e a reflexão de práticas pedagógicas, buscando qualificar a ação docente e também promover vivências que contemplem experiências com diferentes linguagens. O encontro está organizado em quatro palestras e treze oficinas simultâneas, sendo que o servidor deverá optar por apenas uma palestra e uma oficina.


Entre as palestras, que ocorrem dia 28, das 8h às 12h, destaque para “Aprendizagem e Mediação segundo Reuven Feuerstein”, desenvolvida pela professora Drª Silvia Zanatta Da Ros, da UFSC. Serão abordados aspectos relativos à aprendizagem e desenvolvimento humano, abrangendo questões relacionadas à sociedade contemporânea, em constante movimento, e as demandas de modificabilidade de cada sujeito, em particular, e dos processos de ensinar e aprender como um todo. Já a palestra “Educação na Contemporaneidade”, proferida pela professora Drª Gladys Mary Ghizoni Teive da UDESC, discorrerá o currículo como seleção cultural e o descompasso entre o currículo e as novas subjetividades infantis e juvenis produzidas nas relações sociais.

 

As palestras “Educação e Alteridade”, com o professor Lourival José Martins Filho e “Educação Integral e relação com a comunidade”, com a professora Nadir Azibeiro, ambos da UDESC, serão feitas no mesmo dia.

 

Oficinas

 

Das treze oficinas oferecidas, podemos ressaltar “Construindo ideias com bonecas”, coordenada pela professora Dione Raizer da Secretaria Municipal de Educação. A oficina possibilitará vivenciar a troca de experiências, o exercício da escuta, o sentimento de solidariedade, a descoberta de habilidades ainda não vivenciadas por alguns no processo da confecção de bonecas.

 

Já “O Circo na Escola: Iniciação às Técnicas Circenses”, coordenada por Raquel Guerra, do grupo de teatro Ateliê do Comediante, proporcionará aos cursistas vivenciar o circo como universo lúdico, o jogo e suas práticas (jogos com objetos e de improviso), acrobacias e figuras de solo, brincadeiras com objetos e instrumentos.

 

Radionovela

 

A terceira oficina a ser destacada é a de “Radionovela”, sob a coordenação das assessoras da Diretoria de Educação Continuada ligada à Secretaria de Educação do município, Carolina Borges Souza Güntzel e Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer. As vivências serão em torno da produção de radioteatro, do planejamento até sua publicação. Os participantes terão a oportunidade de discutir a narrativa e suas características, além da edição de áudio.

 

Repertório

 

Outro diferencial é a oficina “Literatura: ampliação do repertório lingüístico e cultural do contador de histórias”, coordenada pela professora Rosetenair Feijó Scharf,  na qual os participantes terão a possibilidade de trabalhar a expressividade corporal, a ampliação do repertório lingüístico e cultural do contador de histórias, a aproximação com a poesia, as artes visuais e criação de histórias infantis.

 

Há ainda muitas possibilidades de vivenciar experiências significativas com as oficinas de Fotografia, Música, Primeiros Socorros, LIBRAS e Aprendizagem e Mediação.

 

Inscrições

De 4 a 6 de julho deverão se inscrever servidores efetivos admitidos a partir de 1 de agosto de 2010. Já os servidores efetivos e substitutos deverão se inscrever de 7 a 10 de julho. O endereço é www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

 

Vagas

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo 80 vagas para cada palestra e 25 vagas para cada oficina. Oficinas com menos de 10 inscritos não serão realizadas.