Secretaria Municipal de Educação

07/07/2011 - Educação
Projeto Revolução dos Baldinhos é destaque em Mostra Artística da EJA
O evento será realizado nesta sexta-feira no Teatro da UBRO e contará com apresentações de dança, teatro e música.

foto/divulgação:

Aos poucos os moradores passaram a ter as casas mais limpas, os ratos começaram a desaparecer e junto com eles o risco de leptospirose. Tudo isso graças ao projeto “Revolução dos Baldinhos”. O trabalho é feito na comunidade Chico Mendes, onde o lixo orgânico, produzido pelas famílias, é coletado com baldes e transformado em adubo.



Percebendo a importância dessa iniciativa, o conjunto de rap Komay Mente Ativa Floripa, formado por Maicon Willian de Jesus, de 22 anos, Jéssica Waltrick, de 18 anos, e o DJ Bruno, moradores da localidade, apresentarão na I Mostra Artística da EJA (Educação de Jovens e Adultos), uma performance que mistura música e consciência ambiental.

 

“Já que temos o “Revolução dos Baldinhos”, resolvemos abordar essa temática em nosso show”, conta Maicon.

 

Maicon e a namorada Jéssica, além dos ensaios todas as tardes, cursam a Educação de Jovens e Adultos. “Eu comecei na EJA porque além de querer me formar, queria melhorar o meu português, pois faço composições”, relata o estudante.

 

A mostra ocorrerá nesta sexta-feira (08/07), às 20h, no Teatro da UBRO e vai contar com apresentações de dança, teatro e música, mobilizando mais de 1.600 alunos dos 13 Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, espalhados pela cidade.

 

Atrações

 

Para a abertura está programada uma apresentação com músicas da MPB, com o professor e cantor Anderson Abreu, Chefe de Departamento da EJA Florianópolis. No evento haverá ainda as encenações das peças: “Lendas Urbanas” e “Improviso no Palco”, envolvendo dança e música. Os alunos da EJA Continente trarão um espetáculo de dança de rua, imitando o cantor norte-americano Soulja Boy. A mostra contará também com uma paródia musical cantada pela dupla Manoela Schenato Silva e Sanael Souza sobre o dia-a-dia de um estudante da EJA. Um grupo formado no Núcleo Leste da Ilha apresentará o musical “De sertanejo para o samba”.

 

A mostra vai apresentar igualmente o teatro de manipulação de personagens Boi de Mamão, valorizando o folclore florianopolitano. A entrada é gratuita.

 

EJA

 

Os núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atendem alunos a partir dos 15 anos de idade. O curso está organizado em Primeiro Segmento e Segundo Segmento. A primeira fase é equivalente à alfabetização e ao antigo primário, que vai da primeira à quarta série do ensino fundamental, e o Segundo Segmento abrange da quinta à oitava série. Todos os alunos têm aulas e oficinas de espanhol. Existem núcleos na Ilha e no Continente.

 

Como incentivo para concluírem o Ensino Fundamental, os matriculados recebem alimentação e aqueles que moram, no mínimo, a dois quilômetros do estabelecimento de ensino e que sejam economicamente carentes, têm direito a vale transporte. As inscrições para EJA podem ser feitas durante todos os meses até novembro.



Serviço
O quê: Mostra Artística da EJA
Quando: Sexta-feira (08 de julho)
Horário: 20h
Local: Teatro da UBRO. Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro- Florianópolis (Fundos do Colégio Bom Jesus)
Entrada Franca