Secretaria Municipal de Educação

12/08/2011 - Educação
Matemática vira brincadeira em creche da Capital
As crianças montaram um mercadinho para aprender na prática a disciplina

foto/divulgação:

O resultado é visto além das prateleiras do mercadinho

Ficou muito mais fácil aprender matemática na Creche Monteiro Lobato, bairro Carianos. Os pequenos, que possuem entre 4 e 6 anos montaram um mercadinho para aprender na prática noções da disciplina. Cada criança assume um posto na brincadeira, com a ajuda dos professores um grupo distribui os produtos nas prateleiras e outro é responsável por organizar e receber o dinheiro no caixa. Os clientes escolhem os itens e colocam nas cestas de verdade, doadas pelo Supermercado Hippo, depois é só passar no caixa, o pagamento é feito em “dinheirinho”.

 

A iniciativa começou nas aulas de Educação Física da professora Lenissa Coutinho, no início as crianças eram divididas em grupos e brincavam de procurar produtos e colocar na cestinha. A brincadeira foi criando novas formas e as professoras Jamira Furlani, Luana Souza e Renata Gonzaga tiveram a iniciativa de montar o mercadinho da Creche Monteiro Lobato. Segundo Juliana Leal, diretora da unidade, a intenção é fazer com que todos já comecem a identificar os números no dinheiro e nos produtos, compreendendo a quantidade e o valor que eles representam.

 

As professoras aproveitam para trabalhar também outras noções com os pequenos, como segurança e característica dos itens da cestinha. “A diversidade de produtos nos proporciona conversar sobre as propriedades de cada um, aproveitando assim para falar sobre cuidados em casa como, por exemplo, a ingestão de produtos de limpeza”, ressalta Juliana.

 

Poderosa

 

O resultado é visto além das prateleiras do mercadinho, é o caso da pequena Laura de 4 anos. A Operadora de Caixa da brincadeira identifica no armário de casa os produtos e também reconhece mais facilmente letras e números. Quem aprova a iniciativa é a mãe da menina, Elizangela de Souza Silva. “O projeto faz com que as crianças brinquem de adulto, mantendo a interação com os colegas e assumindo responsabilidades. A Laura ama ficar no caixa, se sente poderosa e fica até triste quando não é sua vez.”

 

Para Elizangela o projeto é resultado do empenho das profissionais da creche. “Isso é muito gratificante e interessante ao mesmo tempo, pois só assim temos a percepção do quão importante é na vida de uma criança o professor preocupado com a educação que vamos ter no futuro e que tipo de cidadãos queremos formar".