Secretaria Municipal de Educação

22/11/2011 - Educação
Leveza inocente: Creche Nossa Senhora de Lurdes organiza aulas de balé
As meninas ensaiam desde maio e pretendem realizar apresentações na comunidade

foto/divulgação:

A Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque, toca no aparelho de som e começa a brincadeira de movimentos. Os curtos saltinhos, que se aperfeiçoam a cada aula, vão mostrando leveza e ao mesmo tempo inocência, expressada em risinhos como reação às palavras “pereba” e “ameba” da letra musical. Os pequenos pés, que um dia pretendem pisar grandes palcos, são das crianças de cinco anos da Creche Municipal Nossa Senhora de Lurdes, Agronômica. Elas fazem aulas de balé toda sexta-feira pela manhã. O grupo começou em maio deste ano e reúne 10 meninas.

 

A iniciativa foi das próprias crianças, o fato de saberem que uma colega fazia aulas de balé em uma escola da região acirrou a curiosidade das pequenas. Motivada pelos pedidos, a professora de Educação Física e de dança Michele Goulart, iniciou os ensaios. “Tudo começou como uma brincadeira, aos poucos elas foram levando a sério e já realizam até apresentações para a comunidade”. As crianças aprenderam o Balé Clássico, tradicional mistura de movimentos circulares na ponta dos pés. Segundo a professora, o objetivo é incorporar outros ritmos como rap e reggae.

 

Aline Melo gosta de dançar a música da bruxinha bonitinha, cantada pela Turma do Balão Mágico. A coreografia consiste em fazer movimentos com uma vassoura na mão. Quando questionada sobre o que quer ser quando crescer, ela é determinada: “Quero ser bailarina”, afirma com um sorriso. Rosangela Almeida, a mãe da menina aprova o trabalho e é testemunha das melhorias proporcionadas para a filha. “Antes das aulas ela era muito tímida, depois mudou muito o comportamento, é emocionante ver o resultado deste trabalho”, concorda.

 

Projeto piloto

Para Luciana Makowieck, que também auxilia no projeto com as profissionais Michele Costa e Marilene Silva, o trabalho ainda é um projeto piloto e já tem rendido bons resultados. “São apenas seis meses de trabalho, nesse pouco tempo as aulas já trouxeram mudanças significativas na disciplina e atenção das meninas.”

 

A professora Michele Goulart ressalta que pretende expandir o projeto para outras alunas e ampliar as apresentações da turma que participa das aulas. “O envolvimento delas e dos pais é tão marcante que só pensamos em crescer o projeto. O que falta é conseguir mais apoiadores”, afirma. A expectativa agora é ver tanta leveza e inocência pisando em grandes palcos.

 

Serviço:

O quê: Aulas de Balé Infantil.

Quando: Sextas-feiras das 8h às 9h 30

Onde: Creche Municipal Nossa Senhora de Lurdes. Rua Pedro Joaquim da Silva, fundos da Igreja Nossa Senhora de Lurdes.


galeria de imagens