Secretaria Municipal de Educação

22/11/2011 - Educação
Música auxilia no aprendizado de crianças em Creche
O projeto ocorre na unidade educativa Francisca Idalina Lopes

foto/divulgação:

Quinze crianças, uma caixinha de música e muita diversão. É o que ocorre na Creche Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras, na Capital. Por meio do projeto “Melodia dos Saberes”, os pequenos, que têm entre quatro meses e pouco mais de um ano, vêm estimulando criatividade e comunicação entre os coleguinhas por meio dos sons.


A caixa de música possui letras de cantigas infantis, que são escolhidas pelas crianças para serem cantadas em grupo. Na caixinha há também brinquedos, que são incorporados nas histórias contadas pelas professoras. O objeto é itinerante: uma vez por semana vai para a casa de um dos pequenos. Os pais interagem, cantando e brincando com seus filhos. Para registrar esses momentos, as professoras Fabiana Costa, Deise Falconi e Angélica Caetano criaram o caderno de música, que acompanha a caixa.


“Eu e meu marido gostamos muito de receber a caixinha de música, pois a nossa filha e a amiguinha dela se divertiram muito junto conosco, todos cantamos e dançamos. Além disso, relembrei minha infância”, relata Nilvana, mãe de Keury, de um ano.

Para as educadoras, a participação dos familiares é importante, pois dá continuidade ao trabalho desenvolvido em sala.

Instrumento

Foram construídos alguns instrumentos musicais, feitos com materiais reciclados. Os objetos, como chocalhos, tambores e pau de chuva (instrumento indígena que reproduz o ruído da chuva), despertam nas crianças encantamento com os diferentes sons e a possibilidade de movimentar-se com eles.

Boneco das Sensações

Ainda dentro do projeto “Melodia dos Saberes”, foi criado o “Boneco das Sensações”. Elaborado com uma caixa de madeira na construção do corpo e forrado com diversos tecidos e texturas, incluindo lixa fina e algodão, com pernas, braços e cabeça feitas de feltro, o brinquedo de cores fortes encantou a criançada.

 

“Quando a caixa de boneco apareceu na sala, os pequenos ficaram alvoroçados e logo foram se aproximando, querendo tocar e abrir”, observa a professora Deise Falconi.