Secretaria Municipal de Educação

03/05/2012 - Educação
Inscrições para o Prêmio Nacional de Gestão Escolar estão abertas
A premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade.

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A 13ª Edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2012 está com as inscrições abertas até o dia 1º de junho, para as escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país. Os gestores interessados em participar devem se inscrever pelo site www.consed.org.br/pge.  

Os participantes serão avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica; resultados educacionais; participativa; de pessoas; e de serviços e recursos. “Esta ação de autoavaliação da gestão escolar não está focada no prêmio, na competição entre escolas ou redes educacionais, mas sim na possibilidade da melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede estadual”, disse Sheilla Maria Soares Marins, diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Nesta edição, as inscrições pela internet foram aprimoradas, para facilitar a participação das escolas. Basta acessar o site, preencher as informações solicitadas e anexar documentos e fotos que demonstrem os processos de gestão. O próprio sistema organiza tudo e facilita o trabalho do gestor, que precisa apenas imprimir o material e enviar pelos Correios, para efetivar a inscrição. 

Muitas escolas já se cadastraram há algum tempo e não finalizaram todas as etapas online. Isto significa que a inscrição não está efetivada. É preciso atenção, pois, sem a conclusão da inscrição online, a escola não concorre, mesmo que venha a encaminhar a documentação pelos Correios.

Premiação

As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada.  A selecionada como a primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Histórico

Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 25.139 instituições já participaram.

A edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

 

  • Material produzido pela assessoria de  imprensa da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina