Secretaria Municipal de Educação

10/05/2012 - Educação
Secretaria de Educação da Capital premia melhores profissionais
A primeira edição do Prêmio Professor nota Dez vai homenagear cinco educadores da rede

foto/divulgação:

Circuito Cultural em Florianópolis - Creche Franklin Cascaes

Excelência no atendimento, e ações que colaboraram para fortalecer e aprimorar o atendimento da instituição educativa. Cinco profissionais da Secretaria Municipal de Educação com este perfil serão os homenageados no prêmio “Professor Nota Dez”. O intuito é valorizar os melhores trabalhos realizados em sala de aula. A solenidade acontece nesta segunda-feira (14/05), às 19h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 

Ao todo 27 profissionais da rede inscreveram trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais. Os cases foram avaliados por uma equipe de coordenação pedagógica e com supervisão de ensino da Secretaria de Educação e pelos vereadores Erádio Gonçalves, Márcio de Souza e Celso Sandrini. Foram observadas questões como melhoria da qualidade da educação, ações inovadoras e comprometimento institucional. O projeto de lei que institui o prêmio é de autoria do vereador Asael Pereira.

 

Os cinco trabalhos selecionados são; Circuito cultural em Florianópolis, de Priscila Chiká Simici; Projeto “Turma do Dino”, de Mariana Mendes; Trabalhando a diversidade por meio do filme Kiriku e a Feiticeira, de Ângela Magliocca; Projeto interdisciplinar tecendo saberes, de Ana Kelly Brustolin e Coral Luiz Cândido da Luz, de Jaqueline Rosa.

 

Esta é a primeira edição do prêmio que além de conceder medalhas e diplomas, vai permitir aos finalistas a participação gratuita em feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional.

 

Circuito cultural

 

Priscila Chiká Simici, uma das professoras selecionadas, inscreveu o projeto “Circuito cultural em Florianópolis” desenvolvido na Creche Franklin Cascaes, Ponta das Canas. A proposta criou com 20 crianças um roteiro com o objetivo de conhecer as diferentes regiões da cidade.

 

A atividade teve início com a construção de uma réplica da Ponte Hercílio Luz no pátio da creche. Com o empenho dos pequenos foi montada uma estrutura com 2 metros, toda construída com garrafas pet. O próximo passo foi organizar saídas para visitação de pontos turísticos da cidade, começando pelo bairro da unidade, passando pelo leste e centro de Florianópolis e terminando no Ribeirão da Ilha.

 

“Kiriku e a Feiticeira”

 

O desenho animado “Kiriku e a Feiticeira” foi apresentado no Núcleo de Educação Infantil João Machado da Silva, Agronômica pela professora Ângela Magliocca para crianças de 5 e 6 anos. A animação apresenta um menino que enfrenta uma poderosa e malvada feiticeira, abordando questões como diversidade, amizade, respeito e coragem.

 

Após a apresentação, as professoras debateram com as crianças o tema, representando os personagens com argila e recriando os sons do filme usando o corpo. O envolvimento do grupo foi tão grande, que as profissionais elaboraram um sistema de empréstimo para a criançada levar o filme para casa e assistir com a família.

 

 “Turma do Dino”

 

Os dinossauros invadiram a sala dos pequenos na Creche Vila Cachoeira, Saco Grande II. O projeto “Turma do Dino”, idealizado pela professora Mariana Mendes, possibilitou, por meio de atividades lúdicas, incentivar o raciocínio, observação e curiosidade das crianças, além de estudar a história dos animais.

 

O grupo confeccionou réplicas dos diferentes tipos de dinossauros e proporcionou uma série de atividades, como visitas ao projeto Tamar, dedicado à preservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção. Também houve festa do dinossauro, leitura de histórias, debates, pinturas e educação física especial com brincadeiras que remetiam ao tema.

 

Projeto Tecendo Saberes

 

Desenvolver a cultura regional junto aos alunos da 6ª série da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva foi a proposta da professora Ana Kelly Borba da Silva Brustolin. Os alunos conheceram um pouco da cultura manezinha.

 

As atividades foram elaboradas de forma interdisciplinar. Em língua portuguesa os alunos foram apresentados às obras “Um apólogo”, de Machado de Assis, “Fábulas de Linha e Agulha - Artes de Maria Celeste”, de Dennis Radünz. A partir de leituras, por exemplo, os alunos elaboraram uma biografia da artista plástica Maria Celeste, para formulação de perguntas. Uma entrevista foi agendada com a senhora de 91 anos para compartilhar com os estudantes seus conhecimentos e responder perguntas.

 

Em matemática, com os conhecimentos de escalas, geometria, plantas e mapas, foi produzido de um painel artístico com ampliação das gravuras do livro “Fábulas de Linhas e Agulhas”. Em geografia, os alunos aprenderam temas como o fortalecimento da cultura açoriana, a imigração açoriana, ocupação, povoamento e contribuição dos imigrantes açorianos na construção da cultura catarinense.

 

Os laptops XO, disponibilizados individualmente em sala, foram usados para pesquisa, postagem e acesso ao blog do projeto, mantido pelos alunos.

 

Coral Luiz Cândido da Luz

 

O projeto do Coral da Escola Básica Luiz Cândido da Luz começou em abril de 2011 com a professora de música Jaqueline Rosa. Inicialmente a atividade era desenvolvida para 50 crianças de 7 a 11 anos que tiveram seu primeiro contato com as melodias.

 

Os ensaios foram realizados no contra turno escolar por meio do projeto Educação em tempo integral. Aos poucos, os alunos foram realizando apresentações em eventos promovidos pela escola, até participarem de um concerto no projeto Orquestra-Escola, realizado no teatro da Ubro.

 

No repertório musical está a Música Popular Brasileira, com autores como Tom Jobim, Adoniran Barbosa e o florianopolitano Zininho. Com o sucesso e engajamento dos alunos o projeto deu origem a novas oficinas, como percussão e balé. Além disso, a unidade agora conta com salas especiais para música e dança.

 

Trabalhos Selecionados

 

Circuito cultural em Florianópolis: Priscila Chiká Simici, Kátia Barros - Creche Franklin Cascaes.

Projeto turma do Dino: Mariana de Oliveira Mendes, Jaqueline Silveira - Creche Vila Cachoeira.

Trabalhando a diversidade por meio do filme Kiriku e a Feiticeira: Ângela Dirce Vieira Magliocca, Gilda Espíndola, Priscila Luiz - NEI João Machado da Silva.

Projeto interdisciplinar tecendo saberes: Ana Kelly Borba da Silva Brustolin, Flaviana Meneguele, Maria Westphal - EBM Intendente Aricomedes da Silva.

Coral Luiz Cândido da Luz: Jaqueline Rosa - EBM Luiz Cândido da Luz.

 

Serviço:

O quê: Premiação Professor Nota Dez

Quando: 14/05 – segunda-feira

Horário: 19h

Onde: Auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa de SC.

Praça Trancredo Neves – Centro.


galeria de imagens