Secretaria Municipal de Educação

14/05/2012 - Educação
Prefeitura recebe recurso federal para construir creche inovadora
A unidade terá como local a Costeira do Pirajubaé, às margens da Via Expressa Sul

foto/divulgação:

O Governo federal vai repassar para a Prefeitura da Capital R$ 1 milhão e 785 mil para a construção de uma creche inovadora na Costeira do Pirajubaé, Sul da Ilha. A unidade contará com infraestrutura para o aquecimento de água potável por energia solar e aproveitamento da água de chuva.

O convênio foi assinadono dia 14 de maio entre o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e  a presidenta da República, Dilma Rousseff. O recursos será repassado por meio do Fundo Nacional de Educação. Para a construção do empreendimento haverá ainda uma contrapartida da prefeitura de Florianópolis.  

 

O ato na capital federal faz parte de um pacote social da presidenta, que dentre outras medidas, visa destinar dinheiro para diversas administrações municipais ampliando em todo país a rede de creches para crianças de até 6 anos.

 

Na capital dos catarinenses, a unidade será erguida em um terreno de quase 12 mil metros quadrados, situado às margens da Via Expressa Sul, na Rodovia Jorge Lacerda. O prédio, com 1.118 m², abrigará 10 salas de atividades infantis com varandas pergoladas, feitas com troncos de árvores, além da sala multiuso, refeitório com varanda, salas dos setores administrativos e de serviços de apoio como cozinha, despensas e lavanderia. A estrutura permitirá que sejam matriculadas 200 crianças em tempo integral .

O edital de licitação púbica já foi lançado e após o anúncio da construtora vencedora, a obra deverá ser concluída em 12 meses. 

  • Sustentabilidade

 

A nova unidade será inserida no conceito de sustentabilidade. Para isso a Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Educação vai novamente adotar o sistema de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis, como vasos sanitários e torneiras de jardim, visando a eficiência dos recursos hídricos.

 

E numa atitude inédita, a rede municipal de ensino irá adotar uma iniciativa de eficiência energética, que será a utilização da geração de energia do sol, através do sistema de aquecimento de água potável por energia solar e geração de eletricidade através da energia fotovoltaica. Este sistema será dimensionado para tornar a creche autosufuciente em relação ao consumo de eletricidade.

 

O sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circula no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia.

 

A energia fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Esta energia é captada por painéis solares, formados por células solares feitas de fatias superfinas de silício em formato cristalino , normalmente colocadas entre vidros com moldura de alumínio, em sua maioria. Essa técnica é a mais tradicional. 

 

  • Chuva

 

A água da chuva pode ser aproveitada em vasos sanitários e em torneiras de jardim. O sistema de captação e retenção de águas pluviais contribui na redução da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem.

 

Também colabora no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e diminuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na extensão de prejuízos.  O sistema atua igualmente  na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos.