Secretaria Municipal de Educação

14/05/2012 - Educação
Voluntários da Secretaria Municipal de Educação e Corpo de Bombeiros Militar em campo no clássico
Equipe auxiliou na estrutura de saúde para a final do Campeonato Catarinense.

foto/divulgação:

Uma equipe de 35 socorristas voluntários, atuou domingo 13/05, na final do Campeonato Catarinense de Futebol entre Figueirense e Avaí. O grupo passou por um treinamento de mais de 100 horas entre atividades teóricas e praticas, resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, 1º Batalhão de Bombeiros Militares e Polícia Militar. Entre os integrantes estavam professores da rede municipal, acadêmicos, engenheiros, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, contadores, técnicos em saúde e segurança, etc.

 

O grupo acompanhou todos os jogos de Figueirense e Avaí e teve participação nas ações preventivas e de atendimento emergencial. Nos dois jogos da final, na Ressacada e no Orlando Scarpelli,  foram prestadas oito assistências pela equipe, sendo que, todos foram resolvidos dentro do próprio estádio. Durante todo campeonato catarinense, foram efetuados 38 atendimentos, e destes, apenas dois pacientes foram conduzidos aos hospitais pela equipe médica, para melhor avaliação.

 

Para o professor da Secretaria Municipal de Educação Charles Schnorr, essa é uma atividade preventiva e de resposta primordial para o bom andamento da partida e segurança das torcidas, bem como, uma oportunidade para os voluntários se integrarem com as equipes profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina e Corpo de Bombeiros Militar. “É importante para colocarmos em prática o que aprendemos durante as capacitações com bombeiros, policiais e demais instrutores da área de saúde e de gestão de pessoas”. Para a técnica em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde Angelita Tin, “o jogo, além de ser uma forma de integração e capacitação, também serve para conhecermos melhor a estrutura de um clube de futebol e sentir a emoção das torcidas nos jogos”.


A iniciativa surgiu no Campeonato Brasileiro de 2011. Nos jogos do Figueirense, o clube disponibilizou o material para atendimentos básicos, como macas e bolsas de primeiros socorros equipadas. Também são ofertados uniforme e alimentação à equipe. A responsabilidade técnica e médica é da empresa privada contratada pelo clube para atuar após os primeiros atendimentos dos voluntários.