Secretaria Municipal de Educação

28/06/2012 - Educação
Capital recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança
A Secretaria de Educação de Florianópolis foi destaque pelas boas práticas no Programa Educando com a Horta Escolar

foto/divulgação:

Dário Berger recebe premiação em Brasília

O município de Florianópolis recebeu, na quarta-feira (27), o prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Dário Berger foi homenageado com o título, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é um reconhecimento dos esforços de gestores municipais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no período entre 2009 e 2012.

 

Um dos destaques, que culminaram no recebimento do prêmio, foi a atuação da Secretaria de Educação de Florianópolis pelas práticas no Programa Educando com a Horta Escolar (PEHE), desenvolvido em parceria com o governo federal. A finalidade do projeto é promover educação incorporando alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Nesta linha, o município já lançou dois cadernos com o título “Sabor na Rede – Aproveitamento Integral dos Alimentos”, com receitas que utilizam talos, cascas e folhas de frutas e verduras, antes desperdiçadas.

 

O programa existe desde 2009 e atualmente conta com a participação de 63 unidades educativas. Além disso, mais oito participam da formação para implantar o sistema até 2013.

 

Esforço

 

Os trabalhos dos prefeitos foram avaliados na gestão 2009-2012 em 1566 municípios brasileiros, conforme termo de compromisso assinado com a Fundação Abrinq. Ao todo 307 prefeitos concluíram todas as etapas propostas no início do mandato. Foram observadas características que primam pela construção de uma cultura de gestão planejada, participativa e integrada, como intersetorialidade, participação, estruturação e qualificação.

 

O programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 pela Abrinq, instituição sem fins lucrativos que objetiva mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e adolescência. No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do programa fazem o diagnóstico da situação da infância e traçam metas de enfrentamento dos problemas. Ao final de cada etapa a equipe do programa faz relatórios de recomendação para subsidiar tecnicamente os municípios. São realizados também seminários e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos.


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