Secretaria Municipal de Educação

28/06/2012 - Educação
Fórum debate prevenção a doenças
Serão oferecidas aos professores oficinas de verificação de pressão arterial, pesagem, medição de alunos e alimentação saudável

foto/divulgação:

Boas práticas de saúde são essenciais para o desenvolvimento saudável de crianças, adolescentes e jovens. Doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol podem ser evitadas no adulto se um acompanhamento médico preventivo for feito desde a infância.

 

Com o intuito de transmitir esta lição aos alunos, a Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) vai realizar no dia 5 de julho o Segundo Fórum de Nutrição e Alimentação Escolar. Os professores participarão de oficinas de verificação de pressão arterial, pesagem, medição de alunos e alimentação saudável.

 

Além disso, serão apresentados os resultados da Semana de Mobilização Saúde na Escola, realizada em março. As inscrições para profissionais da SME podem ser feitas até o dia 4 de julho no site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ ou no blog do PSE http://psefloripasme.blogspot.com.br/. O fórum acontecerá na sede da Faculdade ASSESC, Rodovia SC 401, Km 11, Itacorubi.

 

 

A abertura do evento acontece as 8h com a palestra “Prevenção das Doenças Crônicas do Adulto Desde a Infância”, proferida pela médica e professora de Pediatria da UFSC Isabela Giuliano. De acordo com a médica, por exemplo, frequentemente deve ser tomado o hábito de aferir o colesterol em crianças a partir dos 10 anos e a pressão arterial a partir dos 3 anos de idade. “Esta atenção aumenta se a criança está em um dos fatores de risco”, observa.

 

Ainda no primeiro dia de fórum serão divulgados os resultados parciais da Semana de Saúde na Escola, quando foram coletados dados de peso e altura de 9836 estudantes que possuem entre 6 e 10 anos de idade. O objetivo foi de ter um perfil atualizado da saúde dos alunos da rede. O destaque do levantamento está na quantidade de alunos com práticas saudáveis de alimentação nas unidades da Capital, alcançando 70% da rede. Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que nacionalmente apenas 32% das crianças possuem bons hábitos alimentares.

 

Oficinas

 

A segunda parte do evento conta com três atividades para os professores. Uma delas é a oficina de culinária “Mesa Brasil”, programa que tem o objetivo de reaproveitar alimentos que seriam descartados. Outra é a oficina de antropometria, que consiste em técnicas para medição da circunferência do abdômen, quadril e cálculo do índice de massa corpórea. Haverá também atividade de aferição de pressão arterial em crianças, expondo técnicas para preparar o paciente, ambiente correto e como realizar o procedimento.

 

Experiências

 

As atividades encerram-se com a apresentação de experiências positivas em alimentação saudável realizadas nas Escolas Básicas Municipais Henrique Veras e Brigadeiro Eduardo Gomes, no Núcleo de Educação Infantil Orisvaldina Silva e na Escola Estadual Básica Ildefonso Linhares.

 

A experiência do Horta Escolar na Rede Municipal de Educação também será apresentada pela nutricionista da SME Sanlina Barreto. Em Florianópolis o projeto existe desde 2009 e atualmente conta com a participação de 63 unidades educativas. O objetivo é promover educação, incorporando alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. 

 

Criança saudável

 

Desde 2008, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido principalmente nas escolas básicas e desdobradas pertencentes à Secretaria de Educação de Florianópolis. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde integral dos alunos, divulgando informações educativas sobre os principais cuidados com o corpo e com a saúde do organismo.

 

Uma das coordenadoras do PSE, pela Secretaria de Educação, Giorgia Wiggers, explica que a proposta é disseminar informações educativas entre as crianças, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para um desenvolvimento saudável e principalmente a aproximação entre os centros de saúde e as escolas. O trabalho conjunto está resultando em crianças mais saudáveis, conscientes e dispostas aos estudos.

 

 “As atividades do PSE buscam educar os alunos para que eles aprendam a cuidar melhor do próprio corpo, adotando hábitos que contribuam para o seu bom crescimento e também para a prevenção de inúmeras doenças. Criança saudável tem mais disposição e as possibilidades de aprendizagem são maiores”, destaca a coordenadora.


galeria de imagens