Secretaria Municipal de Educação

11/07/2012 - Educação
Bombeiros e estudantes simulam incendio
O treinamento de combate a emergências envolveu as unidades João Francisco Garcez e Antônio Paschoal Apóstolo

foto/divulgação:

A Semana Nacional dos Bombeiros (2 a 6 de julho) foi marcada por diversas atividades de formação e treinamento com os colaboradores e alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Em favor da educação preventiva, foram organizados exercícios de emergência, com a simulação de incêndio em duas escolas. A intenção foi avaliar o comportamento das unidades educativas em situações de emergência. O exercício envolveu 325 crianças, 35 adultos e 14 Bombeiros, entre militares, comunitários e brigadistas.

 

A primeira unidade a receber os treinamentos foi a Escola Desdobrada João Francisco Garcez. A escola do Canto da Lagoa simulou um principio de incêndio e um possível vazamento de gás. Primeiramente foi colocado fogo em um recipiente, para promover a fumaça, posteriormente foi realizado o acionamento do alarme de emergências da escola e a ligação para o 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros. O treinamento incluiu caminhar em grupos, ao invés de correr, fechar as janelas, para evitar a propagação de fumaça na unidade, utilização das escadas ou rampas, desligamento da energia e gás central e agrupamento no ponto de encontro pré-definido.

 

Já na Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, além dos exercícios de abandono de edificação, foi simulada a queimadura de uma criança com maquiagem, que recebeu os primeiros atendimentos pela equipe de bombeiros. Para Bernadete Rosa, diretora da unidade, o exercício é uma maneira prática de treinar. “Caso seja necessário, estas orientações servem para agir com mais segurança e cautela”, afirma.

 

De acordo com os organizadores da ação, o professor Charles Schnorr da SME, e tenente Dárcio Nunes do Corpo de Bombeiros Militar, o ensaio tem a finalidade de avaliar se os participantes sabem desempenhar corretamente suas funções. “Todos são avaliados, de adultos a crianças, até a chegada dos profissionais do Corpo de Bombeiros”, ressalta Charles.

 

As ações foram organizadas pelas Alunas Bombeiros Comunitárias, Maria Elisa Esser, Ariane Cividini e pelo Brigadista Comunitário e estagiário da Secretaria de Educação Dênisson Cardoso, com auxilio das professoras e equipe pedagógica de cada unidade. 

 

Sempre alerta

 

O exercício de abandono é constituido de atividades que simulam a realização dos procedimentos para a  evacuação de pessoas em edificações ou locais em situações de riscos e perigos, como incêndios, explosões, atentados, presença de animais peçonhentos, colapsos estruturais e intempéries climáticas. O intuito é simular ao máximo a realidade.  

 

Prevenção estimulada 

 

As simulações de emergência já fazem parte da rotina das escolas municipais desde 2006. A Capacitação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o 1º Batalhão de Bombeiros Militares e a Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis. 


galeria de imagens