Secretaria Municipal de Educação

30/08/2012 - Educação
Mostra de Arte reúne talentos da Rede Municipal de Educação
Evento acontece nesta quinta-feira (30/08) no Teatro Álvaro de Carvalho

foto/divulgação: Divulgação SME

Mostra de arte

Sensibilidade, percepção, coordenação e imaginação. Os benefícios do aprendizado das artes vão além de saber tocar um instrumento, cantar ou pintar. Com o intuito de incentivar estas atividades a Secretaria de Educação de Florianópolis realiza nesta quinta-feira (30/08) a Primeira Mostra de Arte da Rede Municipal de Ensino. Estão sendo organizadas apresentações de teatro, música, dança e artes visuais, dos alunos do Ensino Fundamental. O encontro ocorre no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado à Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro. As apresentações acontecerão no período vespertino, a partir das 13h45 e no período noturno a partir das 19h, com entrada gratuita.

            A mostra vai englobar todas as linguagens de arte, possibilitando interação, ampliação do diálogo e aproximação entre os professores e os estudantes que produziram os trabalhos. Para Rosange Sena, coordenadora do evento, o intuito não é buscar a competição pelo melhor trabalho, mas incentivar novas produções. “Será um espaço para sugestões de propostas de atividades que busquem a valorização do processo de criação e não apenas o resultado final.”

 

Encenação da Escola

 

Um grupo da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, Canasvieiras, realizará uma representação de teatro. O trabalho, coordenado pela professora de Artes Cênicas Irene Costa, vem sendo organizado com alunos do 4º e 5º ano. Nas aulas, são feitos exercícios corporais, dinâmicas e interpretações com objetos trazidos pelos alunos, como vassoura, corda, bola e guarda-chuva.

Os estudantes vão apresentar um número de expressão corporal. Cada grupo ficará responsável por interpretar um tema, como terror, carnaval, música e animais. Cada grupo se revezará no palco para representar o assunto escolhido com o acompanhamento de músicas.

 

Coral

 

O coral da Secretaria Municipal de Educação estará presente para contar a experiência positiva de três anos de apresentações. Sob o comando do maestro Jackson Cardoso, participarão um total de 50 estudantes que possuem entre 6 e 9 anos.

Para Jackson, a atividade traz inúmeros benefícios, como melhora na autoestima, concentração, atenção e ampliação do conhecimento cultural. “Além disso, o projeto também contribui para a escolha da carreira profissional dos estudantes”, afirma.

As vagas no coral são abertas para qualquer aluno do Ensino Fundamental da Prefeitura. Os ensaios acontecem toda quinta-feira na Escola Silveira de Souza, Rua Alves de Brito, 334 – Centro, sempre em dois horários, 8h 30 e 14h. Os interessados podem procurar a secretaria da escola que frequenta.

 

Apresentações de trabalhos


Escola Básica Maria Tomázia Coelho (teatro) - Santinho

Escola Básica Domícia Maria da Costa (música) – Saco Grande
Escola Básica Mâncio Costa  (dança - boi-de-mamão) - Ratones
Escola Básica Luiz Cândido da Luz (dança e música) – Vargem do Bom Jesus
Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago (música) – Barra da Lagoa
Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (teatro e artes visuais) - Campeche
Escola Básica Osmar Cunha (teatro) - Canasvieiras
Escola Básica Anísio Teixeira (artes visuais e música) – Costeira do Pirajubaé
Escola Básica Paulo Fontes (música) – Santo Antônio de Lisboa
Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo (música) – Rio Vermelho
Escola Básica Albertina Madalena Dias (artes visuais) – Vargem Grande

Educação de Jovens e Adultos

Coral da Secretaria Municipal de Educação