Secretaria Municipal de Educação

02/01/2013 - Educação
Rodolfo Pinto da Luz volta à Secretaria da Educação
Prefeito Cesar Souza Júnior diz que vai preservar as políticas públicas eficientes da área. Deu carta branca para o titular da pasta para continuar o trabalho já desenvolvido.

foto/divulgação: Dieve Oehme

Prefeito empossa Secretário de Educação

 

 

“Professor, o senhor tem carta branca para comandar a Educação do município de Florianópolis”. A declaração é do prefeito Cesar Souza Junior ao reconduzir Rodolfo Joaquim Pinto da Luz ao cargo de Secretário de Educação da Capital. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira em auditório lotado do Centro de Educação Continuada, órgão ligado à SME.  Pelo trabalho desenvolvido na pasta, na gestão do ex-prefeito Dário Berger, o novo administrador do município convidou o professor para continuar na mesma função.   “Por que alterar o rumo do que está dando certo? Vamos preservar as políticas públicas eficientes para avançarmos ainda mais na área da educação”, complementou Cesar Souza.

Em seu discurso, o Secretário disse que “a educação é o melhor investimento que um governo pode fazer”. Também agradeceu ao prefeito, que segundo Pinto da Luz teve a coragem de convidá-lo para permanecer no posto. “Vossa Excelência mostrou grandeza e altivez, após nosso embate político nas eleições municipais, quando fui candidato a vice-prefeito em outra chapa”. Em outro momento, prometeu empenho em trabalhar em projetos para conseguir aumentar ainda mais o número de creches e vagas para zerar a fila de espera na educação infantil, que é de 1.500 crianças.

Presente à cerimônia, o vice-prefeito João Amin desejou boa sorte e sucesso a Pinto da Luz. “Sempre o admirei professor e agora terei o prazer de trabalharmos juntos. Para mim é uma honra”.

Na esfera municipal, o professor já foi Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, órgão cultural da prefeitura, de 2009 a 2012. No ano de 1989 esteve à frente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis- IPUF.

 

Ministro interino da Educação

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição pela qual é professor.  Foi reitor da UFSC por três vezes, entre os anos de 1984 a 1988, 1996 a 2000, sendo reeleito em 2000 e permanecendo no cargo até 2004. Foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto de 1993 a 1994 e exerceu interinamente os cargos de Ministro da Educação, Secretário Executivo do MEC e Presidente da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Pinto da Luz é Membro Titular do Conselho Estadual de Educação (SC) e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME - Santa Catarina e Presidente da entidade da Região Sul do país.

Reconhecimento

Recebeu inúmeras distinções, entre elas a Ordem do Mérito da Educação e a Ordem do Mérito Judiciário de Santa Catarina. Por sua reputação, virtude e ações, também foi contemplado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Roraima e Medalha João David Ferreira Lima.

 

Parceria com BID: mais creches

O Secretário de Educação vai concentrar esforços para que a Prefeitura da capital ofereça, num curto espaço de tempo, em torno de 4 mil novas vagas por meio da construção de 23 novas creches.

Para atingir a meta, a Rede Municipal conta com um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, no valor de 58 milhões 860 mil dólares.  Para efetivação do empréstimo falta a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda. Em seguida, a matéria vai para o Senado Federal.

 

Com a verba, haverá reformas e ampliações em várias unidades de educação infantil e do ensino fundamental. Quatro escolas básicas ganharão prédios novos: Almirante Carvalhal (Coqueiros), Osvaldo Machado (Ponta das Canas) , Mâncio Costa (Ratones) e Henrique Veras (Lagoa da Conceição).

Dois Centros de Inovação da Educação Básica (CIEB) serão criados: um no norte e outro no sul da ilha.  Nesses locais, cerca de 2.600 crianças e adolescentes terão acesso no contraturno a atividades artísticas, culturais e tecnológicas.  

A verba do BID será utilizada também  para  aquisição  de laptops para as escolas, assim como, por exemplo, para compra de mobiliários e brinquedos. O dinheiro vai garantir ainda a implantação de novos cursos de formação para professores e gestores da rede municipal.


galeria de imagens