Secretaria Municipal de Educação

08/01/2013 - Educação
COEB 2013 reunirá expoentes da educação
O congresso de educação básica está planejado para 6 a 8 de fevereiro na UFSC.

foto/divulgação: Divulgação: SME

COEB 2012

 

 

 

 

A Secretaria de Educação de Florianópolis divulgou a programação do Congresso de Educação Básica, que reúne tradicionalmente quase 2 mil pessoas.  O COEB terá cinco palestras e quatro conferências, com participantes de renome nacional. Além disso, haverá apresentação de trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino. O congresso, em sua terceira edição, ocorrerá de 6 a 8 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é proporcionar discussões a respeito de políticas públicas que envolvam a educação infantil, ensino fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA).

 

A inscrição, que é gratuita, deverá ser feita pela internet: portal.pmf.sc.gov.br/sites/coeb. A partir de 21 de janeiro serão aceitas as inscrições dos profissionais da educação da prefeitura da Capital e no dia 28 o sistema estará disponível para outras redes públicas de ensino.

 

A abertura do COEB será feita pelo Diretor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, com a conferência “Qualidade na educação: uma nova abordagem”. Ele é Livre docente na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, na Suíça. Ainda no primeiro dia do congresso “Aprendizagem: identidade e diferença” é tema para Walter Omar Kohan, doutor filosofia.

 

 

Atitude e ética na educação

 

No dia 7 de fevereiro,o  pedagogo e filósofo Gaudêncio Frigotto focalizará “A Docência e suas dimensões no plano do conhecimento e da formação humana”,enquanto Paulo Gomes Lima, doutor em educação escolar, abordará a “Política educacional e gestão escolar”. “Sujeitos e linguagens”  será tratado pela doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano Claudia Lemes Ferreira Davis,

 

Bernadete Angelina Gati é doutora em psicologia  e fala a respeito de “A prática educativa e a ação docente: desafios para a qualidade” e “Sustentabilidade na educação para o século XXI”  ficará ao encargo de  Gustavo Ferreira da Costa Lima, com larga experiência na área de sociologia ambiental.

 

A pedagoga Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos proferirá a palestra “Por uma perspectiva ampliada de inclusão” e o professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Lucidio Bianchetti, discorrerá sobre “Educação na contemporaneidade”.

 

No último dia, 8 de fevereiro, haverá a conferência do doutor em educação Cesar Aparecido Nunes: “Atitude e ética na educação”.

 

 

Trabalhos da rede

 

Durante o Congresso de Educação Básica (COEB) serão apresentados  trabalhos nas modalidades de “Comunicação Oral de Pesquisa” e “Relatos de Experiência”.

 

A modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa” compreende a apresentação de trabalhos de pesquisa em nível de mestrado ou doutorado. No eixo Docência foram classificados Fábio Tomaz Alves - O processo de avaliação das crianças no contexto da educação infantil; e Santiago Alves de Siqueira - A cidade, o urbano e geografia escolar: reflexões a partir de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental de Florianópolis .

 

No eixo Política Educacional e Gestão Escolar estarão no COEB Simone de Mamann Ferreira – “Análise da política do Estado de Santa Catarina para a Educação Especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo?”; e Marlise Oestreich – “Democratização da Educação Infantil no município de

Florianópolis: uma análise das "creches ampliadas".

 

Já para o eixo Sujeitos e Linguagens foram classificados José Pedro Simas Filho – “Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de Ciências”; e Renata Batista Garcia Fernandes – “No movimento do currículo, a diversidade étnico-racial em escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”.

 

Crônicas para gostar de ler

 

Os trabalhos pedagógicos, realizados individual ou coletivamente na RME, estão concentrados na modalidade “Relatos de Experiência”. No Eixo Docência estão confirmados no evento Joyce Nürnberg – “Desvelando as sensações com crianças de 0 a 2 anos”; e Ângela Beirith – “Crônicas para gostar de ler... e escrever!”.

 

Dentro do eixo Política Educacional e Gestão Escolar estão Adriana de Souza Broering – “Projeto Político Pedagógico: um documento de identidade da Creche Nossa Senhora Aparecida”; e Adriana Ferrari – “A equipe pedagógica e a construção do trabalho coletivo”. No Sujeitos e Linguagens apresentarão trabalhos a dupla Simone dos Santos Ribeiro – “A música erudita: um projeto multidisciplinar”; e Cristina Richter Costa Moraes – “O ensino da Língua de Sinais na educação infantil: possibilidades e desafios”.