Secretaria Municipal de Educação

11/01/2013 - Educação
Educação terá mais profissionais no magistério
Aprovados em concurso público escolhem vagas

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Luciane Volken (D): uma cumplicidade entre professor e o auxiliar de ensino

No ano passado Luciane Volken era professora substituta na rede municipal de ensino de Florianópolis. Mas a partir de agora se efetivou na prefeitura para dar aula para os pequenos de quatro meses a seis anos. Aprovada em concurso público, ela é uma das profissionais que na manhã desta sexta-feira foram escolher vagas no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital. A mestra em educação estará lotada na Creche Nossa Senhora de Lurdes, na Agronômica.

 

Ela diz que para um trabalho eficiente tem que existir uma parceria, uma cumplicidade, entre o professor e o auxiliar de ensino, pois os dois estarão juntos em sala de aula. “Desta forma, atingimos as metas do projeto pedagógico”.  Na faixa etária das crianças, conforme a professora,  dá para brincar, cuidar  e ensinar ao mesmo tempo.  “Requer paciência e atenção. Mas  podemos assegurar que todos sejam atendido em suas necessidades de nutrição, higiene, descanso, movimentação e de proteção”.

 

Juliane Moreira tem motivos para comemorar. Depois de cinco anos como temporária na rede de ensino, conseguiu se efetivar na região onde mora e sempre trabalhou, o bairro Ingleses. Ela vai se de dedicar à Creche Ingleses. “Tive muito sorte. Comecei o ano super bem”, relata.

 

Para o ano letivo, que inicia no dia 18 de fevereiro, há 190 vagas a serem preenchidas por profissionais efetivos. Serão contratados professores de educação infantil e do ensino fundamental, supervisor escolar, orientador educacional, auxiliar de ensino e auxiliar de sala. Para tanto, a prefeitura, por meio através da Secretaria Municipal da Administração e Previdência, convocou os candidatos aprovados nos concursos públicos referentes aos editais 001/09, 008/10 e 005/12, para escolha de vagas.

 

Para professor de educação infantil, existem 76 vagas que deveriam ser ocupadas no período da manhã. As 104 vagas para o ensino fundamental e auxiliar de ensino em creches e núcleos de educação infantil serão escolhidas nesta tarde de sexta-feira.

 

Os chamados para as 10 vagas de auxiliares de sala devem comparecer ao Centro de Educação Continuada da SME, também no período vespertino, não para escolher lotação, mas para receberem orientações e tomarem conhecimento dos documentos necessários para tornaram-se servidores. A escolha de vaga deles será somente em fevereiro.   

 

Conforme dados do ano passado, existem 3.078 efetivos do magistério e do quadro civil que atuam na Educação. Os professores somam 1.052 profissionais.

 


galeria de imagens