Secretaria Municipal de Educação

15/04/2013 - Educação
Cartas portuguesas com certeza: alunos da rede pública se correspondem com o além –mar.
Proposta é para incentivar a produção textual e intercâmbio cultural

foto/divulgação: EBM Paulo Fontes - Sto Antonio de Lisboa

Aluno tem a oportunidade de conhecer algumas expressões típicas do além-mar

       Troca de cartas, remetidas pelo correio, entre alunos de Florianópolis e Portugal. É isso que ocorre com as crianças do 7º ano da Escola Básica Municipal Paulo Fontes, localizada em Santo Antônio de Lisboa, e estudantes   do 6º ano da Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra. A tarefa é providencial quando se trata de produção textual. É uma forma de incentivar a turma a construir bons textos com o auxílio da imaginação, coesão, coerência e beleza.  É importante também para a integração de crianças entre povos distantes por meio de intercâmbios culturais e de informações de interesse estudantil.

 

       Pelas cartas, os colegas brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer algumas expressões típicas do além-mar. “Rapariga” significa menina e moça, e “telemóvel” é a expressão utilizada para aparelho celular.  Eles admiram o futebol e as praias do Brasil. Assim como as crianças da capital catarinense,  possuem formação musical. O Antônio gosta de violino. “Quando o arco toca nas cordas do meu violino, sou transportado para um mundo que é só meu”.   Os alunos europeus quiseram saber da criançada manezinha quanto aos costumes e eventos tradicionais do país, como o Carnaval. Os meninos e meninas de Florianópolis já responderam as cartas.

 

       O trabalho é realizado em conjunto com as professoras de geografia e de história, Terezinha Henckemaier e Josiane Zimmermann Vidal.  

 

        A proposta teve como motivação manter o contato entre as duas escolas após a conclusão do E-Cultura, projeto no qual as duas instituições se comunicavam através de vídeo de apresentação e videoconferência. Mariley  Makufka, auxiliar de tecnologia, conta que pelo vídeo de apresentação os dois lados mostram o seu ambiente escolar e sua cidade,  e pela videoconferência há uma conversação entre as turmas.

 

       No dia 22 de abril, o E-cultura será retomado com Portugal, Espanha , Argentina, Paraguai, Chile e Reino Unido.