Secretaria Municipal de Educação

26/04/2013 - Educação
Alunos viram agentes mirins de combate à Dengue
Através da parceria entre Secretarias a região Continental terá mais um incentivo na luta a favor da saúde.

foto/divulgação: PSE

Mosquito Aedes aegypti se multiplica em água parada

As escolas e creches da Secretaria de Educação de Florianópolis entrarão na luta contra a Dengue. Para conscientizar a população, os alunos vão se tornar agentes mirins. O projeto faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), com parceria da Vigilância Epidemiológica Municipal, e tem como principal objetivo envolver a criançada em um ato de cidadania. 

Os professores serão orientados pela equipe da Secretaria de Saúde. Posteriormente, cada escola criará estratégias de ensino a respeito da proliferação do mosquito Aedes aegypti, medidas preventivas e de combate. 

As propostas para trabalhar o conteúdo com os alunos de diferentes idades englobam jogos, criação de contos, crônicas e poemas. As crianças farão a fiscalização do espaço escolar. Depois farão visitas domiciliares nos bairros aconselhando os adultos como eliminar os criadouros limpando piscinas infláveis e caixas de água. Também ensinarão a tampar vasilhas, tanques e latas, assim como trocar a água dos vasos de plantas.

As unidades educativas e alunos receberão o certificado de “Agente de Combate à Dengue”. 

Luta ao combate 

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Florianópolis é a única capital do Brasil que não apresenta casos de dengue no próprio município. Os casos recorrentes foram de pessoas provenientes de outros estados ou países.