Secretaria Municipal de Educação

08/05/2013 - Educação
Autismo: NEI Barreira do Janga luta contra o preconceito
Unidade cria rede de solidariedade para integrar aluno

foto/divulgação: SME

Todos unidos pelo Enzo

 

As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal Barreira do Janga vieram vestidos de azul e amarraram nos pulsos um fita da mesma cor.  O gesto foi feito em solidariedade ao coleguinha Enzo, de cinco anos, que  tem autismo. O azul representa a luta contra o preconceito  com os portadores da doença.Houve a participação não só dos pequenos, mas  dos profissionais da unidade  e dos pais.  

“Explicamos sempre para as crianças, numa linguagem clara, que o Enzo não deve ser tratado de forma diferente, de que é preciso estimulá-lo a brincar e conversar”, observa a professora Franciane Machado Monteiro.

“Estar nessa turma tem sido maravilhoso para o Enzo. Percebo bem a alegria dele ao ir para o NEI. Fui surpreendida com a iniciativa dos professores. Foi emocionante”, relata Sabrina, mãe do menino. Além da Franciane, a ação foi planejada pela auxiliar de sala  Edcléia de Oliveira  e pelo André Domingues Soares, auxiliar de ensino de educação especial.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo  ocorre na data de 2 de abril. A doença afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento das pessoas.  


galeria de imagens