Secretaria Municipal de Educação

17/05/2013 - Educação
Vivenciando o meio e aprendendo na prática
Alunos de Escola Desdobrada no Sul da Ilha realizaram um passeio ao horto florestal do Córrego Grande para presenciar o que é aprendido em sala

foto/divulgação: Escola Desdobrada Municipal Lupércio Belarmino da Silva

Alunos observam o tronco de uma Embaúba.

A Escola Desdobrada Municipal Lupércio Belarmino da Silva, do Ribeirão da Ilha, levou alunos do 1° e 2° anos ao Parque Ecológico do Córrego Grande. Tirar os pequenos de sala e levá-los vivenciar o que é ensinado foi a proposta do passeio. Os estudantes conheceram diversas plantas, árvores e animais.

A visita proporcionou à criançada a oportunidade de observar árvores como o pau-brasil, nativa da mata atlântica e que deu origem ao nome do país, e o pau-de-jacaré, que recebeu esse apelido devido à aparência do tronco que se assemelha às costas do réptil. A orientação no parque foi realizada pela bióloga da rede municipal de ensino, Silvane Dalpiaz do Carmo, que apresentou os cuidados que se deve ter com a natureza e mostrou diferentes animais, como jacarés, tartarugas e saguis e algumas plantas nativas.

A professora que acompanhou o 1º ano, Maria Aparecida Delgado, conta que o passeio ao horto atiçou a curiosidade dos pequenos e que no dia seguinte um dos estudantes, Davi da Silva do Nascimento, de 6 anos,  trouxe um catálogo que constava animais observados no parque e espécies de outras nacionalidades.

A docente do 2º ano, Marister Régis, tem trabalhado com os alunos a horta suspensa e o jardim suspenso, que através da reutilização de garrafas pet penduradas no muro da escola, permite o plantio de ervas medicinais, temperos e flores. A relevância dessa atividade está em ensinar aos alunos os benefícios da reciclagem, da preservação do meio ambiente e do aproveitamento do espaço.

 


galeria de imagens