Secretaria Municipal de Educação

21/05/2013 - Educação
Secretaria implanta "Banco de Oficineiros"
O sistema de armazenamento de dados irá aumentar o número de voluntários para programas educacionais

foto/divulgação: Escola Aberta

Atividade do projeto Escola Aberta.

Escolas da Rede Municipal de Educação que participam do Escola Aberta para a Cidadania e do Mais Educação podem agora solicitar e indicar oficineiros. Os programas oferecem atividades optativas no contraturno escolar para alunos das instituições públicas.

A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o email escola.aberta@pmf.sc.gov.br para as instituições relatarem suas necessidades de voluntários, assim como, dados das oficinas já realizadas, e as possibilidades dos profissionais já atuantes ampliarem atividades para outras escolas. A ação chamada de “Banco de Oficineiros” é orientada por Orion Moreno Pezzetta, coordenador da Escola Aberta de Florianópolis, e objetiva expandir os atendimentos dos projetos.

 

Escola Aberta

 

O projeto Escola Aberta tem o objetivo de repensar o espaço escolar como ambiente alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação focadas em arte, artesanato, informática, cultura, esporte e lazer para a comunidade estudantil e local nos finais de semana e férias. Atualmente faz aproximadamente 120 atendimentos por escola, sendo 15 instituições participantes, 124 oficinas oferecidas e 153 voluntários envolvidos. No último ano, a Escola Aberta abrangeu 40% das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e realizou 62.624 atendimentos.

 

Mais Educação


O Mais Educação visa fomentar atividades para aprimorar o ambiente estudantil através do aumento da oferta de atividades optativas nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção de saúde, educomunicação e educação científica e econômica. O programa abrange 17 instituições municipais e atende atualmente 2.764 alunos da Secretaria de Educação de Florianópolis durante a semana.


galeria de imagens