Secretaria Municipal de Educação

23/05/2013 - Educação
Projeto Heureca desperta o prazer pela leitura
A ideia, da Escola Municipal Anísio Teixeira, é concentrada em incentivar os alunos a fazerem pesquisas na área de ciências para produção de trabalhos escritos e plásticos.

foto/divulgação: Divulgação: E.B.M Anísio Teixeira

Criançada debruçada em pesquisas

  Arquimedes foi o responsável pela expressão “Heureca” ao sair gritando pelas ruas que tinha encontrado o peso específico dos corpos. Isto é, que o volume da água derramada de uma banheira cheia é igual ao volume da parte do corpo que fica dentro d´água. Os alunos da Escola Básica Municipal Anísio Teixeira,na Costeira do Pirajubaé, estão alegres igual ao matemático grego.

 

  Com o projeto “Heureca”, eles estão despertando de forma mais intensiva para o mundo das ciências por meio de revistas especializadas. A atividade consiste em leitura e escrita sobre temas ligados às ciências biológicas, físicas e químicas. O objetivo é contribuir para a compreensão de conceitos e vocabulários de periódicos diferenciados, a exemplo de Superinteressante, Ciência Hoje das Crianças, Mundo Estranho e Nova Escola. Assim, a criançada desenvolve ainda o seu lado argumentativo e de opinião .

 

  Os alunos envolvidos pertencem às turmas do sexto e sétimo anos, além da oitava série. Eletricidade;, magnetismo, vacinas, obesidade, diabetes, fungos, animais, trânsito, gêmeos siameses, legislação e proteção ambiental. Esses são alguns assuntos já abordados.

 

  Quem está à frente do projeto "Heureca: descobrindo a ciência e suas pesquisas” são as professoras Isolda Ferreira e Taiza Cristina, a bibliotecária Maria Hilda e auxiliar de biblioteca Rosemari Albano.

 

  Através das informações adquiridas, os estudantes produzem trabalhos escritos ou plásticos, bem como participam de seminários. Muitos trabalhos serão expostos na "árvore heureca", que está em processo de construção.

  Natasha, 13 anos, declara: “eu nunca lia aquelas revistas. Estou gostando muito do projeto. Achei muito legal e estou aprendendo mais sobre ciências”.

  Emily, também de 13 anos, conta que com a colega Melisasa descobriu várias coisas a respeito de parasitas de todo o mundo. “Alguns podem até matar em menos de 24 horas. Ainda vamos fazer um desenho de um dos piores parasitas que existe, que o é Naegleria fawleri”, um micro-organismo encontrado na água ou no solo.

 

  A dupla David e Luiz Fernando, 14 anos, relata que “ as pessoas geralmente não sabem quase nada sobre determinados tipos de carne. Descobrimos que o frango é o animal mais ecologicamente correto. E o boi o menos correto. Vamos fazer um cartaz mostrando as carnes e o porque de elas serem a mais ou a menos ecológica”. Júlia, 12 anos, diz estar focada na vida dos polvos. “.Eu sei que eles têm três corações e uma capacidade incrível de camuflagem”.

 

  Outros depoimentos

  “Eu acho o projeto Heureca muito interessante porque a gente está aprendendo coisas novas e porque é uma coisa diferente, não é só copiar e copiar. São coisas novas.... Eu apoio!” (Evelin – 14 anos, turma 82).

 

  “Quando a sala vai na biblioteca para fazer o projeto heureca é muito legal porque a gente aprende bastante coisa e todo mundo está gostando”.

 

  “Achamos muito interessante falar sobre os portos brasileiros. Nós descobrimos que o Brasil está batendo sucessivos recordes de safras agrícolas mas a falta de portos eficientes atrasa embarques e desembarques. Não só também os portos mais os caminhões que ficam muito tempo na fila tentando chegar nos portos, por causa disso os países acabam desistindo das safras de comida e o Brasil perde muito dinheiro”. Eduardo Felipe e Denis – 14 anos, turma 81).

 

  “Achamos o projeto muito interessante porque ele mostra coisas que as pessoas geralmente não sabem sobre determinados tipos de carne. Descobrimos que o frango é o animal mais ecologicamente correto. E o boi o menos correto. Vamos fazer um cartaz mostrando as carnes e o porque de elas serem a mais ou a menos ecológica”. (David e Luiz Fernado – 14 anos, turma 81.

 

  “É um projeto legal, pois nós aprendemos coisas que nunca imaginávamos saber, descobrimos coisas novas através da Ciência. Descobrimos que após 16 horas sem dormirmos, o alto nível de adenosina inibe as células do cérebro, fazendo nós nos sentirmos sonolentos. Descobrimos também que se ficarmos quatro dias sem dormir ou mais ficamos vendo alucinações, confundimos uma coisa com outra, apagamos toda hora e etc.”. (Maikense-14 anos e Jonathas –15 anos, turma 81).

 

  “Descobrimos que 80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros. Eu acho que esse projeto iria poder mudar a vida de muitas pessoas, aprender a respeitar as leis de trânsito, pois quem não respeita, é uma falta de educação... então vamos fazer um projeto para ver se resolve alguma coisa e esperamos que sim. Vamos fazer uma maquete e folhetos informativos”. (Karina, Luana Gabriela- 13 anos, e Mayara-14 anos – turma 81).

 

  “O projeto é muito legal e proporciona aos jovens, desde o sexto ano ª até a 8ª série , uma experiência onde eles podem expressar sua criatividade e mostrar interesse sobre certos assuntos”. (Brenda – 14 anos e Daniely – 13 anos, turma 81)

 

  “O tema da minha leitura é como acender uma lâmpada sem eletricidade. Eu estou gostando muito de fazer esse projeto porque ensina muitas coisas legais para os alunos e também aos professores”. (José Mateus – 11 anos, turma 61).

 

  “Eu estou achando esse projeto bem legal, ele ensina várias coisas interessantes. Eu estou lendo o tema dos quelônios e descobri várias coisas que não sabia e pretendo fazer um resumo do tema e uma tartaruga de garrafa PET”. (Gabriele – 11 anos, turma 61).

 

  “O nosso tema é areia movediça. Quando damos um soco ela se comporta como um sólido. Quando você toca suavemente ela se comporta como líquido. Nós pretendemos fazer uma areia movediça com água, amido de milho amido e tinta guache. Esse projeto é legal porque nós aprendemos mais de algo que nos interessa como a areia movediça’. (Francielly e Nicole – 11 anos, turma 61)

 

  “Nós achamos o projeto legal porque ele incentiva a gente a ler e aprender cada vez mais. O tema que estamos estudando é porque sentimos cócegas. Sentimos cócegas quando alguma coisa toca nossa pele de um jeito que o cérebro não consegue prever”. (Miguel e Jhonnattam – 12 anos, turma 73).

 

  “Eu achei o projeto muito legal de uma cientista que ficou muito famosa porque ganhou o prêmio Nobel de física e de química. Ela foi uma cientista muito dedicada e se esforçou demais”. (Cristiano – 12 anos turma 73).

 

  “É muito legal ler este tipo de revista. O tema que estou trabalhando com minha colega é sobre o bicho-bolo; aprendi muito sobre ele, fiz até o desenho. Gostei muito”. (Ana Paula e Roberta – 12 anos, turma73).