Secretaria Municipal de Educação

27/05/2013 - Educação
Inaugurado polo avançado da EJA
Jovens, Adultos e Idosos do Morro da Queimada podem se alfabetizar e concluir o ensino fundamental perto de casa.

foto/divulgação: SME

Inaugurado polo avançado da EJA

  Voltar a estudar, depois de décadas longe dos bancos escolares, tendo a oportunidade de não precisar ir para longe de casa. Isso alegra homens e mulheres matriculados no Polo Avançado da EJA, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, no Morro da Queimada, uma pequena unidade que atenderá moradores desta localidade e também do Morro do Mocotó.

 

  “As mulheres passam o dia todo fora trabalhando. No final da tarde chegam em casa e fazem a janta para as crianças. Não podem descer o morro de novo, têm que continuar aqui para estudar. Estão cansadas”, explica Dona Maurília Fereira Andrade, 58 anos . A maioria dos 20 inscritos é formada por pessoas com idade média de 50 anos.

 

 

 

  A oferta da EJA no Morro da Queimada faz parte da política de expansão desta modalidade que a Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis assumiu como desafio para os próximos quatro anos. A ampliação prevê a criação de Polos Avançados, vinculados aos já existentes Núcleos da EJA.

 

  Nas próximas semanas, estão previstas a realização de aulas inaugurais nas localidades de Chico Mendes, Morro das Pedras e Vila União. Além destas novas unidades, já estão em funcionamento, os Polos Avançados do Morro do Horácio, Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC e Lagoa da Conceição.

 

 

 

  No geral, atualmente nos núcleos da EJA estão matriculadas 1.184 pessoas com idade a partir de 15 anos, que tem a oportunidade de se alfabetizar e concluir o ensino fundamental. A inscrição é gratuita. Os interessados devem procurar a escola municipal mais perto de sua residência. Informações pelo telefone 3251-6102.


galeria de imagens