Secretaria Municipal de Educação

29/08/2013 - Educação
Educação cuida da saúde vocal dos servidores
Em parceria com o curso de Fonoaudiologia da UFSC, a campanha busca prestar atendimento para quem tem problemas de voz

foto/divulgação: DESABES

Garrafinhas de água entregue aos professores

   O Departamento de Saúde e Bem-Estar do Servidor, ligada à Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, está disponibilizando atendimento para servidores com problemas de voz. As consultas são gratuitas, individuais e buscam diagnosticar e realizar a habilitação e reabilitação da voz.

 

   O atendimento acontecerá às segundas e sextas-feiras, no período vespertino, na rua Desembargador Vitor Lima, 222, Edifício Santa Clara, 2º andar, Trindade. Antes, é necessário pegar encaminhamento no DESABES, localizado na Rua Ferreira Lima, número 82, Centro.

 

   A ação faz parte da campanha “Cuide da Voz, Antes Que Ela Desapareça”, com o objetivo de conscientizar e prevenir problemas vocais e melhorar a qualidade da saúde do funcionário. Para combater os problemas vocais, o setor realiza periodicamente atividades preventivas, como fornecimento de squeezes (garrafinhas de água), triagem fonoaudiológica, palestras nas unidades de ensino e fornecimento de amplificador vocal para as escolas.

 

   De acordo com Maria Rita Pimenta Rolim, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UFSC, a importância das ações está em prestar atendimento de saúde para servidores da Educação e fazer acompanhamento especializado para os que necessitam. Maria orientará e supervisionará as consultas que serão realizadas por dois grupos de estudantes da última fase, um composto por seis alunos, que atenderão às segundas-feiras, e outro formado por dez integrantes, com prestação de serviços às sextas-feiras

 

Dicas para cuidar da voz

 

  1. Ao perceber alterações na voz, procure minimizar o desgaste;
  2. Perceba o que mais prejudica sua voz e tente dosar esse aspecto;
  3. Tomar pequenos goles de água durante a aula;
  4. Não aumentar a intensidade da voz para competir com a fala dos alunos e barulhos externos;
  5. Criar códigos combinados para solicitar silêncio em sala, como bater palmas;
  6. Falar sempre próximo e de frente para os alunos;
  7. Fazer intervalos de repouso de fala;